22.3.22

Anúncio da Patrona do Prêmio Minuano de 2022

 

Com imensa satisfação que o Instituto Estadual do Livro – Sedac, em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, anuncia o nome da Patrona do Prêmio Minuano, edição de 2022: Maria Eunice Garrido Barbieri.

Marô Barbieri, como ficou conhecida, é escritora, professora e contadora de histórias. Natural da cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, graduada em Licenciatura Plena em Letras pela PUCRS (Línguas e Literaturas Portuguesa e Francesa), a Patrona do Minuano trabalhou como professora de português, francês e literatura para turmas do Ensino Fundamental e Médio do Instituto Educacional João XXIII, Colégio Santa Família, Colégio Menino Deus, Colégio Rosário e Colégio Israelita.

Como autora, publicou 30 livros, dos quais se destacam as obras voltadas para o público infantil, embora, a partir de 2013, também tenha se dedicado a escrita de livros destinados ao público infanto-juvenil e adulto.

Dentre os muitos prêmios recebidos ao longo da sua trajetória, temos o Prêmio AGES Livro do Ano pelo livro “Pestilóide e o Sumiço na Chuva”, da Associação Gaúcha de Escritores, em 2007; o Prêmio AGES Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, em 2013, pelo livro “Cirandas de Villa Lobos-Reinvenções”, em parceria com Olinda Alessandrini (pianista) e Clara Pechansky (artista plástica); o Troféu Palavra Viva do SINTRAJUFE, pelo conjunto da obra, do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal; e o Prêmio Açorianos pelo “Projeto Leitor de Rua” em 2015.  Além disso, foi bolsista do CNPq na Faculdade de Educação da UFRGS no Programa EDUCOM – Informática na Educação – obtendo o 1º lugar no Concurso Anual de Software Educacional Brasileiro – pelo software “Criando histórias com Tartita” – da Secretaria Geral de Informática do Ministério da Educação, em dezembro de 1987.

Como escritora foi convidada para participar do Encuentro Internacional de Contadores de Histórias e do Maratón de Cuentos  da Biblioteca Municipal de GUADALAJARA em Guadalajara na Espanha em 2013; do CCGA - Programation de vacances em Thonon-les-Bains e Cran Gevrier em julho de 2003 e nos Rencontres du GFEN,  em 2011 na cidade de Paris; dos Rencontre Internacionalle de l´Éducadion Nouvelle nas cidades de Malonne em 2003 e de Namur em 2011 na Bélgica; do 3º Fórum Mundial de Especialistas em Dramaturgia Infantil e Juvenil, na capital do Chile em 2006; das  1º e 3º PrimaveArte na Ciudad de la Costa,  2009 e 2011, no Uruguai.

Marô foi criadora e produtora executiva dos I e II Encontro Internacional de Escritores/Contadores de Histórias – “História é pra contar” que aconteceram na Casa de Cultura Mário Quintana e no Itaú Cultural em Porto Alegre no ano de 2005 e na Universidade de Caxias do Sul na cidade de Caxias do Sul no ano de 2006; dos 1º e 2º Fórum de Literatura Infantil e Juvenil da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre nos anos de 2007 e 2008.

A autora foi uma das pioneiras no trabalho de visita a escolas e municípios, ministrando, desde 1995, palestras e oficinas nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo.

Madrinha de três bibliotecas que receberam o seu nome, em Santa Maria do Herval, em Morro Reuter e em Porto Alegre, até o ano de 2021, foi patrona de 43 Feiras do Livro, entre elas as feiras das cidades gaúchas de Guaíba, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Morro Reuter, Minas do Leão, Triunfo, Flores da Cunha, Gramado e Canela. Em 2019 foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre.

Também foi Presidente da Associação Gaúcha de Escritores (AGEs) nos biênios 2004-2005, 2006-2007, 2010-2011 e é membro do corpo de especialistas em leitura da Casa da Leitura – ProLer, da Fundação da Biblioteca Nacional. E em outubro de 2014 passou a integrar a Academia Rio-Grandense de Letras na cadeira de número 15.

Com essa história de dedicação às letras, ao livro, à literatura - escrita e leitura – ficamos muito honrados em termos, assim como Sergio Faraco e Dilan Carmargo em edições anteriores, Maria Eunice Garrido Barbiere como Patrona do Prêmio Minuano em 2022. Obrigada, Marô Barbieri!

***

Mais informações a respeito do Prêmio Minuano serão disponibilizadas nas próximas semanas com a publicação do Regulamento do Concurso.

18.3.22

Autor Presente 2022 – Credenciamento de Escritores e Ilustradores

 

Nesse ano de 2022, o Projeto Autor Presente completa cinquenta anos desde a sua primeira edição. São cinco décadas de realização de ações cujos objetivos de estimular e aumentar o repertório de leituras, de desenvolver a criatividade, de ampliar o acesso a bens culturais e de difundir a literatura Sul-Rio-Grandense apresentam grandes êxitos.

Para esta edição comemorativa, a Secretaria de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Livro, lança hoje o Regulamento de 2022 para o Projeto. Em parceria com a Fundação de Assistência Social, a Fundação de Atendimento Socioeducativo, a Superintendência dos Serviços Penitenciários, a Secretaria de Administração Penitenciária e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, o Autor Presente atuará no âmbito do RS Seguro, programa transversal e estruturante de segurança pública, que atua em áreas com indicadores de maior criminalidade, violência e vulnerabilidade social, e no atendimento a bibliotecas comunitárias do estado.



De acordo com a diretora do Instituto Estadual do Livro, “no ano em que completamos 50 anos da primeira edição, teremos um importante reajuste no cachê do Autor Presente, projeto que acaba sendo, de certa forma, balizador para outros projetos e contratações dos autores. Ao longo desta gestão, conseguimos dobrar o valor do cachê que estava defasado, passando de quinhentos reais em 2018 para um mil reais em 2022. Com a intenção de promover a leitura e a literatura gaúcha, outra novidade é a ampliação do alcance do Projeto, que além do Programa RS Seguro foi estendido para as bibliotecas comunitárias, que também receberão escritores e ilustradores. Inclusive, a presença de ilustradores é mais uma das novidades dessa edição, visto que ilustração e o texto andam de mãos dadas e os encontros com  ilustradores também  promovem o gosto pela leitura”.

Compartilhada todas essas novidade, iniciamos, com a publicação do Regulamento, a fase de Credenciamento de Escritores e Ilustradores, ou seja, com a inscrição dos profissionais que desejam fazer parte do Catálogo de Autores que será disponibilizado às instituições que, mais adiante, serão selecionadas para participarem do projeto e que escolherão os autores de acordo com suas demandas particulares. Para participar, os escritores e ilustradores devem (a) ser gaúchos ou residentes no estado do Rio Grande do Sul; (b), possuir no mínimo três títulos com registro de ISBN (que não podem ser coletâneas ou ter mais de um autor); e (C) ter dois títulos impressos que estejam disponíveis para comercialização.

Dessa foram, se você é escritor ou ilustrador e deseja participar, atente-se: o credenciamento dos autores será feito entre os dias 18 de março e 22 de abril mediante o envio de formulário, termo de compromisso e demais documentos que constam no regulamento do projeto para o e-mail autorpresente@gmail.com. Aos escritores credenciados e contratados caberá, de acordo com o regulamento, realizar o encontro em conformidade com as tratativas definidas com a instituição que o receberá.

Dúvidas e informações em geral podem ser encaminhadas para o e-mail autorpresente@gmail.com ou esclarecidas pelo WhatsApp (51) 99196-5230 e pelo telefone (51)33146453.


Acesse abaixo os documentos (OBS: fazer o download do Formulário e do Termo, preenchê-los em um editor de texto e enviá-los para o e-mail autorpresente@gmail.com):

Regulamento Projeto Autor Presente 2022

Formulário Autores

Termo de Compromisso Autores



16.3.22

Autor Presente 2021 – retrospectiva para aquecer as comemorações dos 50 anos – parte II

Nesta sexta-feira já teremos novidades sobre a Edição de 2022 do Projeto Autor Presente do IEL/Sedac, que neste ano completa 50 anos ininterruptos de ações voltadas para o incentivo da leitura e à promoção da literatura sul-rio-grandense com encontro entre escritores e o público.


Antes disso, vamos aproveitar para compartilhar com você um pouquinho mais de alguns dos 60 encontros promovidos pelo Projeto no ano passado. A partir dos materiais produzidos por aqueles que participaram das atividades, escritores, funcionários das instituições e público, conseguimos alcançar, ainda que de forma limitada, os impactos que o Autor Presente promove na relação escritor-leitor.

Jorge Braga, autor de Dedé Buscapé e os Morangos, Crisálida e o Aureliano e Elas, delas por elas que trabalhou com um grupo de pessoas em regime de privação de liberdade na Penitenciária de Canoas/RS, contou ao IEL que ficou muito surpreso com as perguntas que lhe foram dirigidas por aqueles que participaram das atividades. Nas palavras do próprio escritor “pela primeira vez, tive perguntas, sobre os textos, que quase não consegui responder, tamanha a complexidade e profundidade pelo interesse dos mesmos pelo meu trabalho”. E isso aconteceu, na interpretação de Braga, porque “muitos se identificaram com vários textos, dizendo que são muito contemporâneos, onde trago o cotidiano das pessoas a refletirem!”. Vejamos um registro deixado por uns dos participantes:


Ainda conforme o relato de Jorge Braga encaminhado ao IEL, dentro o grupo, tinham aqueles que já se mostravam muito cultos e aqueles para quem a atividade foi um despertar para a leitura e para os livros em geral, “uma das melhores palestras que dei desde que estou junto ao IEL. Deu tão certo a palestra, que já enviei livros (de minha autoria) para fazermos um novo trabalho explorando a literatura, e sendo assim, o interesse pelos livros”, concluiu o autor.

A Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba recebeu a presença virtual da escritora Marisa Krás Borges. Nele estiveram presente a diretora da Instituição, Isadora Minozzo, a supervisora da NEEJA Erico Veríssimo, Patrícia Varella, e sete mulheres em regime de privação de liberdade que fazem parte projeto Remissão Através da Leitura. Conforme Isadora, em relato ao IEL, Marisa trabalhou a partir de um relato de vida pessoal de vida e de superação que foram possíveis através da relação entre ela e sua cachorrinha Duda e salientou a “importância da escrita para libertação das ideias”.  As participantes, como efeito do encontro, teriam se mostrado interessadas em escrever suas histórias de vida e outros textos.


Nos relatos da própria autora, que trabalhou com o público a série de livros Duda de Yorkshore, “o tema tratado foi Superação de traumas através da escrita” e os motivos que levaram a levaram a recorrer à escrita criativa para superação de seus próprios traumas. Marisa contou ao IEL que a fruição durante o bate-papo foi muito positiva e que o grupo se mostrou muito interessado no assunto e realizou varias perguntas. E o resultado foi tão interessante que a diretora da Penitenciária planejou outras atividades artísticas e literárias, dentro do Projeto Remição pela Leitura, como desdobramento do encontro promovido pelo Autor Presente.

Poderíamos ficar parágrafos contanto mais sobre as experiências de 2021, mas já estamos nos preparando para a nova edição. Você ainda pode conhecer um pouquinho mais acessando o Catálogo de Autores 2021 os vídeos gravados pelos autores com uma apresentação e leitura de trechos da obra trabalhada, que estão disponíveis no Canaldo IEL no Youtube.





14.3.22

Autor Presente 2021 – retrospectiva para aquecer as comemorações dos 50 anos – parte I

 

Projeto do Instituto Estadual do Livro, órgão vinculado à Sedac, o Autor Presente acontece, ininterruptamente desde o ano de 1972. Nesse ano, portanto, ele completará 50 anos de experiência junto às escolas e a outras instituições com ações educacionais, incentivando a leitura e promovendo a literatura sul-rio-grandense a partir de encontros entre escritores e o público. E logo mais, você terá notícias dessa edição comemorativa.








Enquanto isso, vamos te contar um pouco mais sobre a edição que aconteceu em 2021, na qual o Projeto atendeu instituições do Programa RS Seguro – penitenciárias e fundações de atendimento socioeducativo – e lares para idosos. Em parceria com a Fundação de Assistência Social, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo, a Superintendência dos Serviços Penitenciários, a Secretaria de Administração Penitenciária e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, no ano passado, foram promovidos 60 encontros virtuais entre autores do Catálogo de Autores 2021 e o público-alvo ligado às instituições mencionadas. Além dos encontros com o público que aconteceram de forma síncrona, os autores gravaram vídeos com uma apresentação e leitura de trechos da obra trabalhada, que estão disponíveis no Canal do IEL no Youtube.

Ao final de cada encontro, os autores e os responsáveis de cada instituição pela realização das ações do projeto, encaminharam ao IEL, relatórios e materiais produzidos por aqueles que participaram das atividades. Para hoje, selecionamos uma experiência a partir dos materiais, que refletem parte dos múltiplos significados que o Projeto abriga, enquanto aguardamos ansiosos pela nova edição.

No Presídio Estadual de Alegrete, a escritora Claudia Hackbart realizou, no mês de dezembro de 2021, um encontro com treze mulheres em regime de privação de liberdade. Foram trabalhadas as obras E se o destino soprar e Quando o destino sorri pra você e doados 26 exemplares de livros.

Encontro Virtual


Com as participante foi construído um diálogo a cerca dos benefícios para a saúde física e mental da elaboração de diários e do hábito da escrita sobre si. As conversas transitaram entre as experiências e os sonhos e os sentimentos de dor, de fé e de esperança que cada uma vivencia, guarda e carrega dentro de si; e entre o amor pela vida e a coragem de seguir a despeito dos traumas e dificuldades encontradas. Do encontro, resultaram, de mulheres que se dispuseram a experimentar a escrita, cartas endereçadas à Claudia. Vejamos algumas: 


Cartas à Claudia - I

Cartas à Claudia - II


Cartas à Claudia - III

Cartas à Claudia - IV

De acordo com a escritora Claudia Hackbart “participar, mais um ano, deste projeto destinado a pessoas em recuperação social, foi uma experiência muita enriquecedora e gratificante. Foi muito bom saber que, por meio do meu trabalho, foi possível levar um pouco de esperança, alegria e que pude contribuir para o crescimento pessoal das apenadas.” E o IEL se orgulha muito de ter contribuído para que essa experiência acontecesse tanto para autora quanto para o público.

Até a publicação do Edital do Projeto Autor Presente 2022, seguiremos compartilhando contigo algumas experiências.




10.3.22

Aconteceu o 8M do IEL – Mulheres de Literatura

Na tarde da terça-feira dessa semana, dia 8 de março, o Instituto Estadual do Livro recebeu a editora Clô Barcellos, a escritora Christina Dias e a escritora e artista gráfica Paula Mastroberti para a abertura da Exposição Mulheres de Literatura, atividade que compõem a programação da Sedac do Mês da Mulher.

Abertura da Exposição: Christina Dias, Clô Barcellos, Patrícia Langlois e Paula Mastroberti


A convite do IEL, cada uma das três homenageadas selecionou objetos pessoais e de trabalho, que pudessem conduzir o público pelos caminhos que percorreram durante décadas de vida dedicadas à literatura. O resultado foi a montagem de uma exposição, repleta de conteúdo, posicionamento e afeto, sobre os espaços singulares de criação, produção, divulgação e comercialização de literatura feita por mulheres. 

O público pode observar nos registros que compõem as trajetórias de Christina, Clô e Paula o desenvolvimento de alguns trabalhos desde sua fase mais artesanal até o produto final. Entre os objetos, os visitantes foram convidados a adentrar dentro do universo no qual as vivências e relações construídas por cada uma deixaram marcas nos projetos editoriais, histórias escritas, ilustrações, produções gráficas elaboradas e projetos expandidos que envolvem o livro, a história, a leitura, as pessoas e as múltiplas formas que tudo isso se relaciona.

Espaços expositivos: salas Uma Graça de Traça e Na Volta da Esquina


No mesmo dia, às 18h30, ocorreu o Bate-papo Mulheres de Literatura Christina Dias, Clô Barcellos e Paula Mastroberti conversaram sobre a Exposição em um encontro online com o público. Falaram sobre a escolha dos objetos, como o Pinguim selecionado pela Christina Dias como marca do início da sua carreira como escritora; como as fotografias da Festa da Leitura dos Editores escolhidas por Clô Barcellos que ampliaram a dimensão do livro para além da história escrita e impressa para a história contada e compartilhada; como o Osmose (2013) de Paula Mastroberti, projeto idealizado pelo Instituto Goethe, que marca o reconhecimento do espaço ocupado pelas mulheres na produção de gêneros literários diversos, como o de histórias em quadrinhos.


Bate-papo virtual - Mulheres de Literatura














 

Um pouco de tudo o que foi relatado e mais aquilo que as individualidades de cada olhar possam observar, estão disponíveis aos visitantes. A Exposição Mulheres de Literatura estará aberta para visitação do público, com entrada gratuita, até o dia 31 de março, das 09h as 17h30, nas Salas Na Volta da Esquina e Uma Graça de Traça do Instituto Estadual do Livro - Rua André Puente, 318, Porto Alegre-RS.


1.3.22

Programação 8M do IEL - Mulheres de Literatura

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o IEL organizou uma linda programação, que faz parte do programa da Sedac alusivo ao Mês da Mulher. Serão duas atividades em formato de homenagem ao trabalho de todas as mulheres de literatura.

Para isso, o Instituto Estadual do Livro estará recebendo durante o mês de março, nas Salas Na Volta da Esquina e Uma graça de traça, espaços de exposições destinados ao livro, leitura e literatura, a Exposição Mulheres de Literatura, construída com os acervos pessoais de Clô Barcellos, Christina Dias e Paula Mastroberti, editora, escritora e escritora-ilustradora, respectivamente. A exposição objetiva promover um olhar sobre os espaços singulares de criação e produção, e dos campos de divulgação e comercialização de literatura, bem como homenagear  o trabalho das mulheres a partir da história destas três profissionais dedicadas à produção literária no RS.

Para conversar sobre suas trajetórias, que em fragmentos e linguagem visual também serão abordadas na exposição, Clô, Christina e Paula também participarão de Bate-papo Mulheres de Literatura, travando um diálogo com as (os) participantes a respeito do lugar e das fronteiras de criação, produção, divulgação e comercialização de literatura nos quais as mulheres se fazem presente.




















Programação:

Atividade I: Exposição Mulheres de Literatura

Local:  Exposição – Salas Uma Graça de Traça e Na Volta da Equina no IEL
Data: 8 de março
Horário: 15 horas
Acesso gratuito: aberto ao público
A exposição estará aberta para visitação do público, com entrada gratuita,  entre os dias 8 e 31 de março, das 09h as 17h30, na sede do Instituto Estadual do Livro, na Rua André Puente, 318, Porto Alegre-RS.

Atividade II: Bate-papo Mulheres de Literatura
Convidadas: Clô Barcellos, Christina Dias, Paula Mastroberti.
Local: Plataforma Meet, via link disponibilizados aos inscritos
Horário: 18h30min
Acesso gratuito: inscrições até 07 de março pelo e-mail comunicacao-iel@sedac.rs.gov.br