10.3.22

Aconteceu o 8M do IEL – Mulheres de Literatura

Na tarde da terça-feira dessa semana, dia 8 de março, o Instituto Estadual do Livro recebeu a editora Clô Barcellos, a escritora Christina Dias e a escritora e artista gráfica Paula Mastroberti para a abertura da Exposição Mulheres de Literatura, atividade que compõem a programação da Sedac do Mês da Mulher.

Abertura da Exposição: Christina Dias, Clô Barcellos, Patrícia Langlois e Paula Mastroberti


A convite do IEL, cada uma das três homenageadas selecionou objetos pessoais e de trabalho, que pudessem conduzir o público pelos caminhos que percorreram durante décadas de vida dedicadas à literatura. O resultado foi a montagem de uma exposição, repleta de conteúdo, posicionamento e afeto, sobre os espaços singulares de criação, produção, divulgação e comercialização de literatura feita por mulheres. 

O público pode observar nos registros que compõem as trajetórias de Christina, Clô e Paula o desenvolvimento de alguns trabalhos desde sua fase mais artesanal até o produto final. Entre os objetos, os visitantes foram convidados a adentrar dentro do universo no qual as vivências e relações construídas por cada uma deixaram marcas nos projetos editoriais, histórias escritas, ilustrações, produções gráficas elaboradas e projetos expandidos que envolvem o livro, a história, a leitura, as pessoas e as múltiplas formas que tudo isso se relaciona.

Espaços expositivos: salas Uma Graça de Traça e Na Volta da Esquina


No mesmo dia, às 18h30, ocorreu o Bate-papo Mulheres de Literatura Christina Dias, Clô Barcellos e Paula Mastroberti conversaram sobre a Exposição em um encontro online com o público. Falaram sobre a escolha dos objetos, como o Pinguim selecionado pela Christina Dias como marca do início da sua carreira como escritora; como as fotografias da Festa da Leitura dos Editores escolhidas por Clô Barcellos que ampliaram a dimensão do livro para além da história escrita e impressa para a história contada e compartilhada; como o Osmose (2013) de Paula Mastroberti, projeto idealizado pelo Instituto Goethe, que marca o reconhecimento do espaço ocupado pelas mulheres na produção de gêneros literários diversos, como o de histórias em quadrinhos.


Bate-papo virtual - Mulheres de Literatura














 

Um pouco de tudo o que foi relatado e mais aquilo que as individualidades de cada olhar possam observar, estão disponíveis aos visitantes. A Exposição Mulheres de Literatura estará aberta para visitação do público, com entrada gratuita, até o dia 31 de março, das 09h as 17h30, nas Salas Na Volta da Esquina e Uma Graça de Traça do Instituto Estadual do Livro - Rua André Puente, 318, Porto Alegre-RS.