14.3.22

Autor Presente 2021 – retrospectiva para aquecer as comemorações dos 50 anos – parte I

 

Projeto do Instituto Estadual do Livro, órgão vinculado à Sedac, o Autor Presente acontece, ininterruptamente desde o ano de 1972. Nesse ano, portanto, ele completará 50 anos de experiência junto às escolas e a outras instituições com ações educacionais, incentivando a leitura e promovendo a literatura sul-rio-grandense a partir de encontros entre escritores e o público. E logo mais, você terá notícias dessa edição comemorativa.








Enquanto isso, vamos te contar um pouco mais sobre a edição que aconteceu em 2021, na qual o Projeto atendeu instituições do Programa RS Seguro – penitenciárias e fundações de atendimento socioeducativo – e lares para idosos. Em parceria com a Fundação de Assistência Social, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo, a Superintendência dos Serviços Penitenciários, a Secretaria de Administração Penitenciária e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, no ano passado, foram promovidos 60 encontros virtuais entre autores do Catálogo de Autores 2021 e o público-alvo ligado às instituições mencionadas. Além dos encontros com o público que aconteceram de forma síncrona, os autores gravaram vídeos com uma apresentação e leitura de trechos da obra trabalhada, que estão disponíveis no Canal do IEL no Youtube.

Ao final de cada encontro, os autores e os responsáveis de cada instituição pela realização das ações do projeto, encaminharam ao IEL, relatórios e materiais produzidos por aqueles que participaram das atividades. Para hoje, selecionamos uma experiência a partir dos materiais, que refletem parte dos múltiplos significados que o Projeto abriga, enquanto aguardamos ansiosos pela nova edição.

No Presídio Estadual de Alegrete, a escritora Claudia Hackbart realizou, no mês de dezembro de 2021, um encontro com treze mulheres em regime de privação de liberdade. Foram trabalhadas as obras E se o destino soprar e Quando o destino sorri pra você e doados 26 exemplares de livros.

Encontro Virtual


Com as participante foi construído um diálogo a cerca dos benefícios para a saúde física e mental da elaboração de diários e do hábito da escrita sobre si. As conversas transitaram entre as experiências e os sonhos e os sentimentos de dor, de fé e de esperança que cada uma vivencia, guarda e carrega dentro de si; e entre o amor pela vida e a coragem de seguir a despeito dos traumas e dificuldades encontradas. Do encontro, resultaram, de mulheres que se dispuseram a experimentar a escrita, cartas endereçadas à Claudia. Vejamos algumas: 


Cartas à Claudia - I

Cartas à Claudia - II


Cartas à Claudia - III

Cartas à Claudia - IV

De acordo com a escritora Claudia Hackbart “participar, mais um ano, deste projeto destinado a pessoas em recuperação social, foi uma experiência muita enriquecedora e gratificante. Foi muito bom saber que, por meio do meu trabalho, foi possível levar um pouco de esperança, alegria e que pude contribuir para o crescimento pessoal das apenadas.” E o IEL se orgulha muito de ter contribuído para que essa experiência acontecesse tanto para autora quanto para o público.

Até a publicação do Edital do Projeto Autor Presente 2022, seguiremos compartilhando contigo algumas experiências.