8.5.14

Maratona Autor Presente - Depoimentos (3)

Dando seguimento à cobertura da Maratona Autor Presente, organizada pelo IEL em 23/04, apresentamos aqui mais depoimentos enviados por escritores que participaram das atividades:

PABLO MORENNO 
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CAPISTRANO DE ABREU - SOLEDADE


"A Maratona do Autor Presente do IEL, no dia Mundial do Livro, me levou à Escola Capistrano de Abreu, num bairro muito humilde de Soledade. Uma oportunidade rara de se estar em espaços onde outros projetos não chegam, porque os alunos não possuem condições de bancar a compra de livros e a escola não possui dinheiro para um cachê ao escritor. Apesar do exíguo tempo, os alunos haviam lido meus textos, e mostraram-se curiosos com suas entrelinhas e temáticas. Mais, perguntaram sobre minhas leituras e sobre livros indispensáveis. E não ficou por aí. A escola, aproveitando o Dia das Mães, me convidou para conversar com elas sobre afeto, leitura, contação de histórias. Só isso? Não. Ainda farei um encontro de formação com professores sobre leitura literária. Preciso dizer algo mais sobre o sucesso da Maratona do Autor Presente?"


KALUNGA
ESCOLA FENAVINHO - BENTO GONÇALVES

"Foi um trabalho maravilhoso em todos os sentidos, com participação efetiva dos alunos, da direção e das professoras. Foi salientada a importância da leitura e do projeto coordenado pela secretaria através do IEL. Para nós, escritores que participamos do Autor Presente, é uma valorização, e motiva cada vez mais a ser parceiro do instituto. Longa vida para projetos tão eficientes e de abrangência comprovada."


NILVA FERRARO
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA CRISTAL – REDE DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS - PORTO ALEGRE 


"O evento foi deveras gratificante, tanto para mim quanto para as participantes, cerca de doze senhoras da terceira idade. Falei sobre minha vida e obra, li poemas de meus livros, sendo que o público interagiu. Ao final, propus um exercício com haikais, depois de dar uma rápida explicação dos pré-requisitos fundamentais.

Só para ilustrar, a Sra. Maria construiu, com uma pequena ajuda, o haikai: abaixo, que por sinal deixou-a feliz e animada a fazer outros:

Mar tão bonito
natureza maltratada
fico surpresa

Dava gosto de ver aquelas senhoras mostrando seus poemas, e eu as ajudava a lapidá-los. E por fim, cada uma leu para o grupo a sua criação.

O pessoal foi convidado pela diretora do Clube de Mães a interromper essa atividade, pois era chegada a hora do chá com bolo. Então a palestrante recebeu da coordenadora da biblioteca um lindo buquê de flores."


VALESCA DE ASSIS
EEEF VISCONDE DE PELOTAS - PORTO ALEGRE

"Maratona delícia foi a do Autor Presente no Dia Internacional do Livro, 23 de abril! Estive na Escola Visconde de Pelotas, onde trabalhei como professora de História, ainda no século passado... Eram mais de cinquenta crianças, que esperavam ansiosas por aquele dia diferente. Vimos o curta de animação 'Um dia de gato' – e as crianças pediram bis! Depois, conversamos sobre o livro, sobre Tato e Bolão e passamos a fazer colagens, em grandes folhas de papel pardo, com presentes e flores e doces que o Tato e o Bolão queriam dar para a Mamãe. Os painéis vão ser expostos na Festa das Mães. Foi bonito, e a escola é um grande exemplo de inclusão. O Tato e o Bolão gostaram de ver aquelas meninas e meninos bem diferentes um do outro e tão amigos! Todos adoramos!"


MARÍLIA FICHTNER 
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL PROFESSORA VERA MARIA GAUSS - CHARQUEADAS


"Eu e Jussara Mello estivemos na Biblioteca Pública Profa. Vera Maria Gauss, em Charqueadas, em uma encantadora tarde, pois o ambiente da biblioteca e o solzinho do outono inspiram qualquer contador de histórias. A biblioteca recebeu 35 crianças da Escola Horácio Prates.

Participaram três turmas, uma de segundo ano, e duas do terceiro ano. A biblioteca fica situada no Parque Ademar de Faria (Parcão). Fomos recepcionadas por uma jovem e vibrante bibliotecária, a Carina Pahim. Foi um trabalho muito legal, pois interagimos com a plateia, as crianças e suas professoras, de forma espontânea e lúdica. Assim dá gosto de contar histórias, em especial 'A árvore falante', pois, como o título informa, a árvore adora conversar."