PLANO DE EDIÇÕES

IEL abre nova seleção de livros para Série 60 anos

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual do Livro, e a Associação Lígia Averbuck lançam nesta quinta-feira (27 de março) mais um edital para publicação de livros. O objetivo é selecionar quatro obras originais que farão parte da Série 60 anos, a ser publicada em 2014. Os textos devem ser inéditos em publicações impressas e eletrônicas, de autoria de autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul. Serão selecionadas duas obras de poesia e duas de contos. Com o lançamento deste edital de estímulo à produção literária, o IEL, mais uma vez, consolida seu principal papel: o de incentivar e difundir a literatura produzida no Rio Grande do Sul. As inscrições seguem abertas até 13 de maio de 2014.





________________________


PLANO DE EDIÇÕES 2011-2012 - AUTORES SELECIONADOS


Poesia

Até 1 ISBN:
Haydée S. Hostin Lima – Equilíbrio de açucenas

Júlio Alves – Poesias

José Weis – Lenhador de samambaias


Mais de 1 ISBN:
Nei Duclós – Partimos de manhã

César Pereira – Caminhos do fruto



Contos

Até 1 ISBN:

Guilherme Smee – Vemos as coisas como somos

Marcela Mattar – O movimento do oceano

Mauro Paz  - Por razões desconhecidas



observação: Luís Roberto de Souza Júnior, autor de O livro dos cachorros, selecionado para integrar o Plano de Edições 2011 na categoria conto, comunicou ao IEL, em dezembro de 2011, que abria mão da publicação por já ter firmado contrato com uma editora comercial. Em razão da vaga aberta com essa desistência, o conselho editorial decidiu pela indicação de Por razões desconhecidas, primeiro suplente da lista na categoria. 


Mais de 1 ISBN:

Lourenço Cazarré – O caderno secreto

Sérgio Napp – Dias de verão


Novela

Até 1 ISBN:
Deny Bonorino – O último retrato

Mais de 1 ISBN:
Lélia Almeida – O amante alemão


Quadrinhos
Carlos Ferreira – Caos


Ensaio
Não houve original selecionado para publicação por decisão do Conselho Editorial.



ISBN significa International Standart Book Number. É um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros. O ISBN é único para cada edição de livro, não se repetindo jamais em outro livro. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais em cada país. A Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país, é, desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional, a representante oficial no Brasil.
__________________________
INFORMAÇÕES SOBRE O PLANO DE EDIÇÕES 2011-2012

No dia 4 de julho, encerrou-se o prazo de envio de originais para o Plano de Edições 2011 do Instituto Estadual do Livro.

Foram recebidos 109 originais, distribuídos da seguinte forma:

49 originais na categoria Poesia;
21 originais na categoria Conto;
33 originais na categoria Narrativa Longa;
4 originais na categoria Ensaio;
2 originais na categoria Quadrinhos.

___________________________________


INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE ORIGINAIS
      
O Plano de Edições do Instituto Estadual do Livro para 2011 prevê a publicação de 25 títulos, entre autores novos, autores publicados, coletâneas e reedições. Desse total, 14 obras serão escolhidas entre originais enviados para avaliação até 4 de julho, obedecendo à seguinte divisão:
Findo o período de recebimento, o corpo técnico do IEL deu início à etapa de organização do material que deve ser submetido à avaliação de seu conselho editorial.  Esse processo de avaliação está em curso. Tão logo haja alguma deliberação do conselho, ela será divulgada no blog.



Clique aqui para baixar o arquivo com as instruções


Poesia: cinco títulos (três autores com até um ISBN e dois autores com mais de um ISBN)

Conto: cinco títulos (três autores com até um ISBN e dois autores com mais de um ISBN)

Narrativa longa (romance/novela): dois títulos (um autor com até um ISBN e um autor com mais de um ISBN)

Ensaios sobre autores gaúchos: um título

Quadrinhos: um título
Observação: O conselho editorial reserva-se o direito de não aprovar os originais enviados, independentemente do número previsto em cada categoria. Se, em alguma delas, o Conselho não aprovar uma quantidade de originais equivalente à cota prevista, poderá ser reaberto edital específico para a categoria, com novo prazo para envio.