14.5.13

Altair Martins recebe o Prêmio Moacyr Scliar


Na tarde dessa segunda-feira (13), no salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, na presença do governador Tarso Genro e do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, foi realizada a cerimônia de entrega do troféu da 2ª edição do Prêmio Moacyr Scliar de literatura, categoria conto. O vencedor foi o escritor gaúcho Altair Martins, com o livro Enquanto água.
Publicado em 2011 pela Editora Record, o livro vencedor terá uma nova edição de 5 mil exemplares, impressos pela Corag e distribuídos gratuitamente na rede estadual de bibliotecas públicas e em pontos de cultura do Rio Grande do Sul. O autor Altair Martins ainda recebe o valor R$ 150 mil e a editora responsável, R$ 30 mil pela compra dos direitos para distribuir a obra.
Assis Brasil traçou as características da obra do vencedor, Altair Martins, e destacou a atenção que Moacyr Scliar concedia aos jovens escritores que o procuravam. "Apenas este perfil de Moacyr mereceria um prêmio, não fosse sua longa e invejável obra, construída com persistência e força, de que todos somos fiadores", disse. E citou, ainda, os personagens da obra do vencedor. "Suas temáticas transitam pelas vicissitudes do ser humano comum, que vive as perplexidades de nossa época de egoísmos, mas uma época em que, em sentido oposto, surge recuperado o conceito de compaixão". O secretário encerrou sua fala agradecendo o apoio dos patrocinadores, Petrobrás e Banrisul, e dos apoiadores Corag, Associação Ligia Averbuck e Agência Matriz, bem como do IEL.
Altair Martins recordou sua trajetória de jovem estudante de escola pública em Guaíba. "Saber que meu livro volta agora para as bibliotecas públicas que frequentei é incentivador e gratificante", revelou. O escritor, que também é professor, ao encerrar sua fala, destacou a importância das instituições públicas de estudo e pesquisa para os estudantes.
Judith Scliar, viúva de Moacyr, agradeceu ao governador a criação do prêmio e falou sobre o destaque que o escritor dava ao gênero de contos. "Ele dizia que, quando um escritor domina o conto, sabe mesmo escrever. Com este prêmio, celebramos não apenas o talento de um jovem escritor, mas também a valorização de um gênero literário", concluiu.
A comissão julgadora desta edição foi formada por Carlos Nejar, Charles Kiefer, Edson Cruz, Ivana Arruda Leite e Marcelino Freire. 


O prêmio

Instituído em 2011, o Prêmio Moacyr Scliar de Literatura é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Instituto Estadual do Livro e Associação Lígia Averbuck. O projeto conta ainda o patrocínio da Petrobras e do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, apoio da Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas e da Agência Matriz. Ao homenagear uma de suas mais importantes personalidades literárias, o prêmio pretende fomentar a produção literária, incentivar escritores e contribuir com o enriquecimento e a qualificação dos acervos das bibliotecas públicas.
A cada edição, uma categoria é privilegiada: em 2011, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura – Poesia; em 2012, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura  Conto. Nos próximos anos, sempre haverá alternância: em um ano, poesia; no outro, conto.
O vencedor


Altair Martins nasceu em Porto Alegre em 1975. É doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministrou a disciplina de Conto no Curso Superior de Formação de Escritores da Unisinos. Foi vencedor do Prêmio Guimarães Rosa, da Radio France Internationale, por duas vezes (1994 e 1999). Ganhou também o Açorianos (2000 e 2009), o Josué Guimarães (2001), o Luiz Vilela (2000), entre outros. Em 2009, ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura com o romance A parede no escuro. Tem textos publicados em Portugal, Itália, França e EUA. Em 2012, o livro Enquanto água foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria contos e crônicas; e ganhou o Prêmio Açorianos, na categoria contos.


Fonte: Maria Emília Portella/Secom
Fotos da cerimônia: Caco Argemi/Palácio Piratini