26.10.12

Noite de Lançamentos no IEL (24/10)

Sala Lila Ripoll lotou para os lançamentos do IEL- Foto Camila Domingues 
Dentro do espírito de Feira do Livro de Porto Alegre, a Sedac e o IEL promoveram dia 24/10 uma noite literária na sede do Instituto. Foram lançados um edital para contos, quatro novos títulos da Coleção Originais e o livro do quadrinista Canini. 

O secretário Luiz Antonio de Assis Brasil agradeceu aos parceiros e destacou o conceito e as diretrizes da cultura no estado. “Temos uma política pública consistente na área da cultura, cujo espírito mentor é nosso governador Tarso Genro. Cumprimos um dos desafios que recebemos: fazer o IEL reviver e com projetos de inclusão pela cultura, pela literatura”. 

A diretora do IEL, Laís Chaffe, informou sobre as ações do Instituto na Feira do Livro e manifestou sua alegria pela instituição já ter lançado 11 livros em 2012. “Nossa equipe trabalha com dedicação e com satisfação. O fundamental é que estamos nos sentindo valorizados e participantes da nova política cultural do estado. O IEL atende aos objetivos de proporcionar espaço para os novos talentos e para autores consagrados que possuem projetos particulares diferentes do que o mercado solicita. Pensamos na excelência literária”, finalizou. 


Prosa na Estrada 

Até 7 de dezembro estão abertas as inscrições para o concurso de contos “Prosa na Estrada”, que vai selecionar contos, conjunto de contos ou minicontos de até 50 autores gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul, para distribuição nos ônibus de linhas intermunicipais no estado. 

O projeto foi desenvolvido por meio do Instituto Estadual do Livro em parceria com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e Associação Gaúcha de Escritores (AGES). Representando a diretoria de Transporte Rodoviário do DAER, Sonia Botoluzzi, salientou o reconhecimento da importância da leitura. “Nosso sistema transporta cerca de 55 milhões de passageiros ao ano, portanto um ambiente social importante para o incentivo à leitura. Esperamos que nossos usuários desenvolvam o hábito da leitura a bordo e possam desenvolver o amor à leitura em sua vida”. O objetivo é atingir um público de 100 mil pessoas por mês. 

O presidente da AGES, Caio Ritter, agradeceu a oportunidade de poder participar e pensar projetos para a cultura do estado. “Podemos dizer que vivemos um momento onde o instituto estadual do livro e a literatura gaúcha estão ressuscitando. Além que criar o hábito da leitura pelo contato com obras de qualidade, estaremos divulgando autores novos e autores consagrados da literatura gaúcha, para que ela possa ser de fato cada vez mais valorosa”, concluiu. 


Nova obra de Canini 


Canini aplaudido e homenageado por novo livro - Foto: Camila Domingues 

PAGO PRA VER, nova obra do quadrinista Canini foi escolhida pelo Conselho Editorial do IEL para ser editado. Com um inconfundível tração Canini retrata modos e tipos gaúchos de forma sutil. A arte da capa e o projeto gráfico são de Fábio Zimbres e a edição é do Fraga. 

Assis Brasil homenageou Canini: “O teu livro tem uma vitalidade em todas as questões que colocas, um traço relativamente simples mas com uma mensagem intensa. Isso só um grande artista pode provocar. Minha reverência ao teu trabalho por tudo o que tens colaborado com a cultura gaucha e a cultura brasileira. Este livro é teu reencontro com teu público”, disse o secretário. 


Coleção Originais 


Quatro autores autografaram suas novas obras- Foto: Camila Domingues 

A Coleção Originais cumpre uma das mais importantes missões do IEL: incentivar e reconhecer a qualidade de nossos autores e revelar talentos. Em coedição com a Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas - CORAG), foram lançados quatro títulos: VEMOS AS COISAS COMO SOMOS, de Guilherme Smee; O MOVIMENTO DO OCEANO, de Marcella Mattar; POR RAZÕES DESCONHECIDAS, de Mauro Paz e DIAS DE VERÃO, de Sérgio Napp. 

A diretora presidente da CORAG, Vera Oliveira, falou sobre como a cultura e a literatura se integram aos objetivos da Companhia. “ A CORAG está mais uma vez nesta parceria, de muito orgulho para nós. As iniciativas culturais do governo mostram o valor da cultura e muito nos orgulha de estar fazendo parte de tudo isto. Os autores desta noite, todos eles, estão contribuindo de maneira generosa e com muita arte trazendo para a cultura gaúcha mais um pouco de sua identidade”, finalizou. 


Fonte: Asscom Sedac