1.10.12

IEL lança obra reunida de Oliveira Silveira

A partir das 19h do dia 9 de outubro, terça-feira, o Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318) recebe o público para o pré-lançamento de Oliveira Silveira: obra reunida. A antologia teve organização do escritor Ronald Augusto e a publicação é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), por meio do Instituto Estadual do Livro, em coedição com a Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas e com apoio do Instituto Estadual de Artes Visuais



A obra reúne doze livros que o poeta Oliveira Silveira publicou em sua carreira; são eles: Bandone do Caverá; Orixás: pintura e poesia; Anotações à margem; Poema sobre Palmares; Roteiro dos tantãs; Pelo escuro: poemas afro-gaúchos; Praça da palavra; Décima do negro peão; Banzo, saudade negra; Anotações de viagem; Poemas regionais; Germinou; Primeiros traços; e um trecho traduzido de Cahier d’un retour au pays natal, do poeta martinicano Aimé Césaire. O livro também apresenta um estudo crítico assinado pelo poeta Ronald Augusto. 



A obra de Oliveira Silveira foi escolhida para publicação pelo Conselho Editorial do Instituto Estadual do Livro, paralelamente ao edital de seleção das obras da Coleção Originais, cujos quatro primeiros livros, Caminhos do fruto, de César Pereira; Exercícios espirituais para insônia e incerteza, de Lourenço Cazarré; Lenhador de samambaias, de José Weis; e Partimos de manhã, de Nei Duclós, foram lançados no IEL dia 28 de agosto. 



Oliveira Silveira foi um poeta brasileiro nascido na área rural de Rosário do Sul. Graduado em Letras – Português e Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi, além de professor, jornalista e ativista do Movimento Negro. Um dos criadores do Grupo Palmares, de Porto Alegre. Foi Oliveira que sugeriu a data de 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, implantado em 1978. Como escritor, publicou, até 2005, dez títulos individuais de poesia e participou de antologias e coletâneas no país e no exterior, todos eles contidos neste livro. 


Ronald Augusto, gaúcho de Rio Grande, é crítico de poesia, editor, músico e letrista. É poeta experimental, inicialmente ligado à poesia marginal, notabilizado por seus estudos sobre literatura negra. 


O quê / quem: Pré-lançamento da obra reunida do poeta Oliveira Silveira, organizada por Ronald Augusto. Haverá sessão de autógrafos. 

Quando: dia 9 de outubro (terça-feira), a partir das 19h 

Onde: Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318

Quanto: R$ 35,00 o livro (368 páginas). 

A entrada é gratuita. 

Contato: 
Instituto Estadual do Livro
(51) 3314.6450