29.8.12

IEL lança quatro primeiros títulos da Coleção Originais



Os primeiros quatro títulos da Coleção Originais foram lançados na noite desta terça-feira (28), na sede do Instituto Estadual do Livro (IEL), em Porto Alegre. As obras foram escolhidas pelo conselho editorial do IEL, após abertura de edital de seleção. O projeto, em coedição com a Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (Corag), tem o apoio da editora Modelo de Nuvem.


Os livros lançados foram Exercícios espirituais para insônia e incerteza, de Lourenço Cazarré (conto); Caminhos do fruto, de César Pereira; Lenhador de samambaias, de José Weis; e Partimos de manhã, de Nei Duclós (poesia). A Coleção Originais cumpre uma das mais importantes missões do Instituto Estadual do Livro, que é a de incentivar e reconhecer a qualidade dos autores gaúchos, revelar talentos e concretizar a primeira obra de um autor.
No evento, que contou com a participação do Secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, também foi anunciada a segunda edição do Prêmio Moacyr Scliar, que contemplará contos e será lançada dia 10 de setembro. Assis Brasil recordou que, há 36 anos, lançava seu primeiro livro pelo IEL. O secretário, que já foi diretor do Instituto, apresentou também aos convidados o primeiro livro do governador Tarso Genro, lançado pelo IEL, em 1977. “Estamos muito felizes por ver que recuperamos uma vertente histórica do Instituto Estadual do Livro que é seu plano de edições”, afirmou. Ele agradeceu ainda a parceria da Corag e a pronta compreensão da nova presidente, Vera Oliveira, ao manter o acordo iniciado na gestão que a antecedeu.
A diretora do Instituto Estadual do Livro, Laís Chaffe, destacou a confiança dos autores por entregarem suas obras ao IEL. “Este é um momento muito importante para o Instituto. É o ponto culminante de um trabalho que vai ter continuidade, mas é o primeiro passo. Isso não é um momento isolado, pois sabemos que existe uma política cultural no estado, uma política de livro e literatura e acreditamos nela”.
A presidente da Corag, Vera Oliveira, cedeu a palavra ao seu antecessor, Homero Paim, que iniciou em sua gestão a parceria com a Sedac. “Me sinto gratificado. Entre todas as experiências que tive, em meus 74 anos de idade, esta foi das mais gratificantes. Aprendi muito no setor da cultura especialmente. Aprendi que apoiar a cultura é investimento, não uma despesa ou um gasto”, disse.

Fonte: Asscom Sedac