23.7.12

"Dom Carlos, gaúcho centenário"
Homenagem no IEL ao centenário do nascimento de Carlos Reverbel

Na noite de sexta-feira, 20, a palestra "Dom Carlos, gaúcho centenário", proferida pela jornaista Cláudia Laitano, homenageou os cem anos do nascimento do jornalista e escritor Carlos Reverbel, falecido em 1997. 

Promovido pela Associação Ligia Averbuck e realizado na sede do IEL, o ato teve a presença de familiares do homenageado, representados pela filha Beth Reverbel (foto).

A homenagem foi acompanhada pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e pelo chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, André Kryszczun.

Carlos de Macedo Reverbel nasceu no dia 21 de julho de 1912, em Quaraí (RS). Passou a infância em São Gabriel e mudou-se para Porto Alegre em 1927. Iniciou sua carreira jornalística em 1934. Criou a revista Província de São Pedro, colaborou com os jornais Correio do Povo, Zero Hora e A Razão (Santa Maria) e trabalhou na Editora Globo. Foi escolhido patrono da Feira do Livro de Porto Alegre de 1993. Reverbel sempre incentivou a cultura rio-grandense. Escreveu sobre João Simões Lopes Neto em Um capitão da guarda nacional (1981) e sobre Joaquim Francisco de Assis Brasil em Diário de Cecília de Assis Brasil (1983) e Pedras Altas (1984).


Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br