17.7.23

CENTENÁRIO DE LARA DE LEMOS - HOMENAGEM


No dia 25 de julho, às 18h30min, o Instituto Estadual do Livro (IEL) e o Theatro São Pedro irão realizar uma homenagem aos cem anos de nascimento da poeta gaúcha Lara de Lemos. O evento ocorrerá na Sala da Música do Theatro São Pedro e contará com um debate sobre a autora, com a participação das professoras e pesquisadoras Cinara Antunes Ferreira e Maria da Glória Bordini, além de leitura de poemas de Lemos, realizada por Antonio Hohlfeldt e Alice Kuhn.


SOBRE A POETA 

Lara de Lemos (1923-2010) publicou mais de uma dezena de obras, tendo atuado também como professora, jornalista e tradutora. Ao longo de sua trajetória, a autora recebeu diversos prêmios e condecorações, como o Prêmio Jorge de Lima, do Instituto Nacional do Livro, por 'Aura amara'; Prêmio Açorianos de Literatura: Poesia, por 'Dividendos do tempo'; Diploma de Mérito Cultural, pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em reconhecimento pelo seu trabalho em prol da Cultura; Diploma de Personalidade Cultural, pela União Brasileira de Escritores. 

A obra de Lara de Lemos é reconhecida por importantes críticos literários e é composta ainda por títulos como 'Poço das águas vivas' (1957), 'Canto breve' (1962), 'Hai kais' (1989) e 'Passo em falso' (2006), sendo este último publicado pelo Instituto Estadual do Livro, assim como 'Amálgama' (1974) e 'Antologia poética' (2002).

---  

Homenagem aos 100 anos de nascimento de Lara de Lemos 

Data: 25 de julho de 2023  

Horário: 18h30min

Local: Theatro São Pedro – Sala da Música