Como parte da Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura, o Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), irá realizar uma série de eventos. A programação terá início em 18 de abril com uma mesa-redonda sobre o homenageado deste ano, Carlos Jorge Appel. A mesa terá mediação de Luiz-Olyntho Telles da Silva e contará com a participação de José Eduardo Degrazia, Léa Masina e Rafael Bán Jacobsen, além do homenageado. No dia seguinte, 19 de abril, acontece a segunda edição do evento Mulheres de Literatura, em que Christina Dias, Marilisa Pelizzato e Paula Mastroberti falarão sobre suas trajetórias. A mediação será de Marô Barbieri. Em 20 de abril, encerrando a programação de atividades, será realizada uma mediação de leitura na Biblioteca Pública Estadual Professor Romano Reif, com a discussão de obras editadas pelo Instituto Estadual do Livro.
AGENDA
Homenagem a Carlos Jorge Appel
Mesa-redonda com José Eduardo Degrazia, Léa Masina e Rafael Bán Jacobsen e Carlos Jorge Appel. Mediação: Luiz-Olyntho Telles da Silva.
Data: 18/04/2023
Horário: 18h30
Local: Biblioteca Pública do Estado do RS (R. Riachuelo, 1190 - Centro Histórico, Porto Alegre)
Mulheres de Literatura – 2ª edição
Mesa-redonda com Christina Dias, Marilisa Pelizzato e Paula Mastroberti. Mediação: Marô Barbieri.
Data: 19/04/2023
Horário: 18h30
Local: Biblioteca Pública do Estado do RS (R. Riachuelo, 1190 - Centro Histórico, Porto Alegre)
Mediação de leitura na Biblioteca Pública Estadual Professor Romano Reif
Discussão e leitura de obras literárias publicadas pelo IEL (atividade destinada ao público adulto).
Data: 20/04/2023
Horário: 15h
Local: Biblioteca Pública Estadual Professor Romano Reif (Largo da Bandeira, 64 - Passo d'Areia, Porto Alegre)
O HOMENAGEADO: CARLOS JORGE APPEL
Carlos Jorge Appel é escritor, editor, professor de literatura e crítico literário. É um dos fundadores da editora Movimento, que iniciou suas atividades em 1968 e publicou os livros de estreia de autores como Caio Fernando Abreu, Moacyr Scliar, João Gilberto Noll e Luiz Antonio de Assis Brasil. Foi também o primeiro Secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, no ano de instalação dessa secretaria. Inaugurou a Casa de Cultura Mario Quintana e criou a Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o Sistema Estadual de Museus e o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado.
SOBRE AS MULHERES DE LITERATURA
Em novembro de 2022, durante a cerimônia do Prêmio Minuano, foi realizada a entrega dos troféus Mulheres de Literatura. Essa homenagem foi concedida a 10 mulheres – dentre as quais as três participantes do evento – com uma trajetória de destaque nas mais diversas áreas ligadas à literatura no estado do Rio Grande do Sul.
Christina Dias é escritora, tendo publicado mais de 30 livros de literatura infantil e juvenil, e recebido variados prêmios como o Açorianos. É também a idealizadora da Kombina, projeto premiado em que uma kombi itinerante de arte integra literatura, cinema, artes visuais. Seu projeto já circulou por variados pontos do estado do Rio Grande do Sul e esteve também no Uruguai.
Marilisa Pelizzato é gerente comercial da gráfica Evangraf. Herdou o amor pelos livros através de seus pais. Desde pequena, sempre esteve em meio à impressão de livros, ao lado de seu pai, Egidio Pellizato, que fundou a Editora Evangraf em 1979. Atua no atendimento aos autores independentes, editoras, empresas e órgãos públicos há 15 anos.
Paula Mastroberti é ilustradora, tendo publicado mais de 10 livros entre literatura ilustrada e histórias em quadrinhos. Além de artista plástica, artista gráfica e escritora, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Artes Visuais. Na área da educação, é especialmente dedicada ao desenvolvimento poético da subjetividade midiático-educadora, no desenvolvimento de metodologias lúdicas e poético-educacionais.
SOBRE A SEMANA ESTADUAL DO LIVRO E DO INCENTIVO À LEITURA
A Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul, de acordo com a Lei 14.673, de 7 de janeiro de 2015. As datas de realização têm como referência o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril, nascimento de Monteiro Lobato) e o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril, falecimento de Cervantes e de Shakespeare).