16.2.12

Interesseiro
Celso Gutfreind

Eu namorava moça direita
MAIS INFORMAÇÕES
para ter a companhia de mamãe.
Eu fazia trabalho direito
para ter a companhia de papai.
Eu dividia meu vinho e meu pão
para ter a companhia do irmão.
Então eu ficava meio bicha
para ter a companhia do João.
Depois eu ficava meio macho
para ter a companhia da Maria.
Eu fingia conhecer as orações
para ter a companhia do Senhor.
Eu deixava de ser mesquinho
para ter a companhia do vizinho.
Eu bendizia o partido indecente
para ter a companhia de alguém dele.


Um dia teve a revolução,
eu fazia o que dava na telha,
gritava nos trilhos & dançava no telhado
mesmo sem ter ninguém
para coçar minhas costas.
Eu gostava da revolução,
mas um dia coçou demais.
E eu disse a alguém uma coisa bonita
sem que tivesse perguntado.


                   Do livro Arte de rua
(IEL/Tchê!, 1995, 2ª Ed., 102p)