Os quatro volumes estão disponíveis na Livraria do IEL |
Carlos Carvalho, homem de múltiplas facetas artísticas, com atuação na área da narrativa, da direção teatral e do ensino do teatro, é autor de um vasto número de obras para a cena. Com um agudo sentido do humano, Carlos Carvalho marca seus textos com um humor patético o qual, seguidamente, se abeira da crueldade – veja-se a personagem de D. Querida, em PT saudações.
Paralelamente, constroi peças em que o discurso ideológico, didático e objetivo se faz presente, sendo que nesse caso é exemplar o texto Que se passa, Che?, que põe em cena a vida de Guevara.
Já em outros, como em O pulo do gato, surge a denúncia das injustiças e diferenças que permeiam uma sociedade em que o poder econômico tiraniza a população. Aqui, o suicídio da personagem central ironiza com os planos de habitação que, de fato, levaram alguns mutuários a darem cabo da vida pela absoluta impossibilidade de, com seus salários minguados, acompanharem a elevação do valor das prestações.
Cidadão politicamente engajado, o autor enfrentou, durante os anos da ditadura militar, os percalços e as dificuldades impostos a quem ousasse criar, fosse no âmbito da narrativa ou fosse no da dramaturgia, obra que se desviasse dos obtusos parâmetros cultuados por uma censura oficial estrábica e intimidante. Tranquilo e sereno, Carlos seguia com sua escritura teatral, com a encenação de suas peças, com suas aulas na Universidade: ele sabia que todo o regime de força, por mais truculento e calamitoso, acaba por ser derrotado ou por sua própria caduquice ou pela revolta social. A publicação de seu Teatro reunido, que inclui também as peças destinadas ao público infantil, chega em boa hora. Fazia-se necessária a recuperação dessa obra, dispersa em diferentes edições realizadas por editoras diversas. Finalmente, cabe aqui o registro de que o IEL, nesta já histórica edição, dá lume aos textos que o autor deixou incompletos: desconhecidos e intocados, tais textos-em-processo agora se oferecem para o estudioso da criação dramática, devendo também, certamente, revelar-se como precioso material para o pesquisador da literatura sul-rio-grandense.
IVO BENDER
Texto da orelha do
primeiro volume de Teatro reunido
Texto da orelha do
primeiro volume de Teatro reunido