24.8.11

JOÃO GOULART DE SOUZA GOMES VENCE O 12º CONCURSO NACIONAL DE CONTOS JOSUÉ GUIMARÃES



    O anúncio foi feito pelo diretor do Instituto Estadual do Livro, Ricardo Silvestrin, na noite desta segunda-feira, após a solenidade de abertura da 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo.



Os contemplados:

1º lugar

João Goulart de Souza Gomes
, de Salvador, Bahia, com os contos:

A invasão bárbara em Paris
Socorro
Moira, a lenda

2º lugar

Gilmar Penteado
, de Porto Alegre, RS, com os contos:

Os filhos de Leila
O velório
O marido feliz


Menções honrosas

Guilherme Giugliani, de Porto Alegre, com os contos:

Pranto
A pescaria
Dias de futebol

Paulo Cesar Pimentel, de Cuiabá, MT, com os contos:

De conto e alma
A verdadeira dor
O cão sem plumas


         O escritor baiano foi premiado com R$ 5 mil e uma viagem de dez dias a Santiago de Compostela, na Espanha, onde poderá estudar durante este período na universidade local. Gilmar Penteado, que conquistou o segundo lugar, levou R$ 3 mil como premiação. Os filhos de Josué Guimarães, Rodrigo e Adriana Machado Guimarães, entregaram os prêmios aos vencedores.

         FOTO: CLÁUDIO TAVARES

Rodrigo Guimarães, Tânia Rösing (organizadora da Jornada de Passo Fundo), Adriana Guimarães, João Goulart de Souza Gomes e Ricardo Silvestrin.

        O Concurso de Contos Josué Guimarães coincide, nesta edição, com os 30 anos da Jornada Nacional de Passo Fundo e com o 90° aniversário do autor que dá nome ao prêmio. Antes da divulgação dos vencedores, a atriz, poetisa e cantora Elisa Lucinda prestou homenagem ao escritor, em nome de todos os participantes da 14ª Jornada, por meio de poesia e música.

         A escolha foi feita por comissão julgadora indicada pelas instituições que promovem o prêmio: Universidade de Passo Fundo (UPF), Prefeitura de Passo Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Instituto Estadual do Livro. Os contos vencedores serão editados em antologia organizada pelo Instituto Estadual do Livro, juntamente com os contos premiados no 10º e 11º concursos, e publicada em coedição com a Fundação Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo.