5.12.24

Anunciados os vencedores do Prêmio Minuano 2024



Fotos: Solange Brum - Ascom/Sedac


Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (5/12), foram anunciados os vencedores das cinco categorias do Prêmio Minuano de Literatura 2024 e da premiação especial "Livro dos Anos 2022 e 2023". O evento ocorreu no Foyer do Theatro São Pedro e teve a participação de autoridades, escritores e editores, contando ainda com a apresentação musical do quarteto de cordas da Orquestra Jovem do Theatro.

O Prêmio Minuano é uma realização da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL).

Conheça os vencedores:

CATEGORIA NARRATIVA LONGA

"O crime do bom nazista", de Samir Machado de Machado, Ed. Todavia


CATEGORIA NARRATIVA CURTA

"A Língua da Medusa", de Gabriela Leal, Ed. Zouk


CATEGORIA POESIA

"Porto Alegre blues", de Pedro Gonzaga, Ed. Ardotempo


CATEGORIA INFANTIL E JUVENIL

"Profe Tininha", de Elvio Gonçalves e Fredy Varela, Ed. Sulina


CATEGORIA NÃO FICÇÃO

"Jurema Finamour: a jornalista silenciada", de Christa Berger, Ed. Libretos


PRÊMIO LIVRO DOS ANOS 2022 E 2023

"O crime do bom nazista", de Samir Machado de Machado, Ed. Todavia


SOBRE O PRÊMIO MINUANO

Organizado desde 2018, o Prêmio Minuano de Literatura foi criado com o objetivo de valorizar e promover a literatura produzida no Rio Grande do Sul, conferindo aos autores o reconhecimento da comunidade e incentivando a leitura e a escrita no cenário local.

A edição deste ano foi reformulada. O vencedor, em cada uma das categorias, recebeu troféu e R$ 5 mil. Já o vencedor do prêmio  “Livro dos Anos 2022/2023” ganhou troféu e R$ 10 mil. Concorreram livros publicados em primeira edição em 2022 e 2023, tendo sido inscritas 520 obras, das quais 420 tiveram sua inscrição homologada.