10.4.24

TRAJETÓRIA DE GUILHERMINO CÉSAR - HOMENAGEM E LANÇAMENTO DO ACERVO DIGITAL

 


O Instituto Estadual do Livro (IEL) promove no dia 16/04, terça-feira, às 18h30, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE), o evento "Trajetória de Guilhermino César".

A homenagem ao crítico literário e professor Guilhermino César (1908-1993) marcará o lançamento de seu acervo digital, formado por originais das cartas e cartões remetidos a ele desde 1920 até seu falecimento, em 1993, contando com cerca de cinco mil registros, que tratam de diversos assuntos: pessoais, familiares, profissionais e acadêmicos. O evento conta com a participação da professora Drᵃ. Lea Masina e do historiador e arquivista da Sedac Alexandre Veiga. Após o lançamento, o material do acervo estará disponível para pesquisas na página Acervos da Cultura RS, no endereço acervos.cultura.rs.gov.br.

O IEL e a Biblioteca Pública do Estado são instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura.


Serviço

Trajetória de Guilhermino César

Local: Biblioteca Pública do Estado — Salão Mourisco (Rua Riachuelo, 1190 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS)

Data: 16/04 (terça-feira)

Horário: 18h30

Participação de Lea Masina e Alexandre Veiga


SOBRE GUILHERMINO CÉSAR

Guilhermino César foi escritor, historiador, crítico literário e professor. Nasceu em Eugenópolis, Minas Gerais, e integrou o movimento modernista mineiro nos anos 1920 e 1930. Passou a residir no Rio Grande do Sul a partir de 1943, exercendo o magistério na UFRGS, além de vários cargos públicos no governo estadual. Em 1990, foi Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Em seu trabalho como acadêmico, crítico e ensaísta, teve importante papel no resgate e valorização de diversos aspectos da cultura gaúcha, como o legado das missões jesuíticas, a influência do Partenon Literário, a emergência do Movimento Tradicionalista e o pioneirismo do teatro de Qorpo Santo. Publicou, entre muitas obras em diferentes áreas, "História da Literatura do Rio Grande do Sul (1737-1902)" (1956), "História do Rio Grande do Sul no Período Colonial" (1970), "Sistema do Imperfeito e Outros Poemas" (1977).


SOBRE LEA MASINA

Lea Masina é Doutora em Literatura Comparada, crítica literária e professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo sido orientanda de Guilhermino César. Em 1987, foi diretora do Instituto Estadual do Livro. 


SOBRE ALEXANDRE VEIGA

Alexandre Veiga é arquivista e Doutor em História pela UFRGS. Atualmente, coordena o Núcleo de Acervo e Memória da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).