29.4.22

Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura no IEL

Para celebrar a Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Sistema Estadual de Cultura, RS Criativo, Instituto Estadual do Livro (IEL) e Associação de Amigos Lígia Averbuck, realizou na semana passada o curso Setor Editorial – Desafios e Propostas. Parte do Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural, o curso, criado pelo Instituto Estadual do Livro, teve como objetivo contribuir para a formação de profissionais vinculados à produção, a comercialização e à disseminação da literatura em um cenário de mudanças ocasionadas pelas novas tecnologias. Com apoio da Câmara Rio-Grandense do Livro, o curso contou com a presença de editores e outros profissionais do mercado editorial e público em geral que participaram de uma programação de quatro dias.

Eduardo Krause (escritor, livreiro e publicitário) abriu o curso, no dia 18 de abril, com o módulo Estratégias de engajamento orgânico para o mercado do livro, no qual, a partir da trabalho que vem desenvolvendo no mercado editorial, problematizou o trabalho de aproximação do leitor, um tipo especial de consumidor, e a comercialização de literatura; Foi seguido por Roseni Siqueira Kohlmann (Diretora da Câmara Rio-Grandense do Livro e Gerente editorial da FERGS) e Maximiliano Ledur (Presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro e Editor), que no módulo II trataram de  Novos Olhares para o Mercado Editorial; Por fim, Josele Delazeri (CCEO da Get Commerce), Daniel João (Head de Operações e Fundador da Get Commerce) e Gabrielle Adolfo (Publicitária e Produtora Editorial), nos dias 20 e 22 de abril abordaram e problematizaram a relação entre editoras e o e-commerce.

Atividades da Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura no IEL

Na mesma semana, no dia 19 de abril, o Instituto Estadual do Livro recebeu a visita de Sueme Pompeo de Mattos, Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município de Cachoeirinha, Sônia Zanchetta, presidente do Instituto Cultural e Social Ágora, e da bibliotecária Graziela Mônaco, para a entrega de seis estantes móveis de livros do programa Tudo a Ler de Incentivo à Leitura (IEL) para a Campanha Vamos ler, Cachoeirinha?. As estantes, com 100 livros cada uma, serão disponibilizadas ao público ao longo do ano em espaços e eventos Prefeitura. Lançada pelo Instituto Ágora, a ideia é que a campanha seja transformada em um programa permanente de promoção e valorização da leitura, bem como de apoio à formação de leitores.

No sábado, Dia Internacional do Livro e do Direito do Autor, aconteceu o Momento IEL do programa Tons & Letras, na sintonia da 107.7 da Rádio FM Cultura de Porto Alegre. Com a produção e apresentação de Luis Dill e a leitura de Cristina Macedo, foi homenageada Lygia Bojunga, escritora cuja obra, em 2020, foi abordada em publicação do fascículo Escritores Gaúchos – Série Digital: Lygia Bojunga.