Em cerimônia ocorrida na noite desta quinta-feira, foram conhecidos os vencedores nas oito categorias do 4º Prêmio Minuano de Literatura. O prêmio é uma realização da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), com a colaboração do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A cerimônia, restrita a convidados, na Sala da Música do Multipalco do Theatro São Pedro, teve a participação de autoridades, escritores e editores. A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, parabenizou os escritores finalistas, destacando a parceria do IEL e da UFRGS na realização do quarta edição do prêmio. “Em todas as áreas da cultura no RS, nossa atenção está voltada para a construção de laços por meio da escuta, do diálogo e da cooperação dos mais variados setores. Em especial, no campo da literatura e do livro, o olhar dos escritores imprime construções potentes sobre a identidade gaúcha em toda sua diversidade”, disse.
A diretora do IEL, Patrícia Langlois, comemorou a consolidação do prêmio em seu objetivo de ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha. “O escritor espera que o leitor possa, realmente, ter uma relação profunda com seu texto, durante a apreciação da obra. Deseja fazer com que o leitor se emocione, se sensibilize e possa obter uma experiência significativa mediante seu texto. Sabemos da importância dessa experiência, e em nossos projetos queremos levar esses textos a cada vez mais leitores. Que este ofício de escrita muitas vezes tão solitário e este momento singular de fruição do leitor floresçam e se desenvolvam.”
Conheça os vencedores do Prêmio Minuano de Literatura 2021:
CATEGORIA INFANTIL
“O armário da vovó”, de Ivone Rizzo Bins, Editora Libretos
CATEGORIA JUVENIL
“Birman Flint e a Maldição do Czar”, de Sérgio P. Rossoni, Editora AVEC
CATEGORIA POESIA
“A mulher submersa”, de Mar Becker, Editora Urutau
CATEGORIA CONTO
“O lado que não era visível para quem estava na estrada”, de Luís Roberto Amabile, Editora Zouk
CATEGORIA CRÔNICA
“Dia de amar a casa”, de Mariana Ianelli, Editora Ardotempo
CATEGORIA FICÇÃO: ROMANCE/NOVELA
“Morte, sul, peste, oeste”, de André Timm, Editora Taverna
CATEGORIA ILUSTRAÇÃO
“Os avós são para sempre”, de Daniel Cassol, Ilustrações de Luiza Hickmann, Edição Independente
CATEGORIA ESPECIAL
“Crítica da razão idolátrica – Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência”, de Ricardo Timm de Souza, Editora Zouk