Podem participar do prêmio autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, assim como editoras sediadas no estado. As obras inscritas devem ter sido publicadas no decorrer do ano de 2019 e podem concorrer nas seguintes categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção: Romance/Novela, Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático, Tradução e Especial (memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros).
A Comissão Organizadora será composta por membros do IEL e do Instituto de Letras da UFRGS. As Comissões de Seleção contarão com três membros cada, escolhidos dentre profissionais que atuam na área da literatura e/ou membros da comunidade cultural literária, os quais escolherão as três obras finalistas em cada categoria. Já as Comissões Finais contarão com três membros cada, dentre professores, alunos de pós-graduação em Letras e bibliotecários, os quais indicarão o livro vencedor nas respectivas categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação e receberão o Troféu Minuano de Literatura em local e data a serem definidos.
ATUALIZAÇÃO (23/07): As inscrições foram prorrogadas para o dia 08 de julho
Patrono
Nesta edição, o Prêmio Minuano de Literatura terá como Patrono o escritor Sérgio Faraco. Nascido em Alegrete em 1940, Faraco é um dos mais destacados autores gaúchos contemporâneos, com obras de contos, crônicas e não-ficção histórica, vencedor de prêmios como o da Academia Brasileira de Letras, União Brasileira de Escritores, Associação Gaúcha de Escritores e Açorianos.
ATUALIZAÇÃO (23/07): As inscrições foram prorrogadas para o dia 08 de julho
Nesta edição, o Prêmio Minuano de Literatura terá como Patrono o escritor Sérgio Faraco. Nascido em Alegrete em 1940, Faraco é um dos mais destacados autores gaúchos contemporâneos, com obras de contos, crônicas e não-ficção histórica, vencedor de prêmios como o da Academia Brasileira de Letras, União Brasileira de Escritores, Associação Gaúcha de Escritores e Açorianos.
Prêmio Minuano de Literatura
Prazo: 20 de maio a 08 de julho de 2020
Inscrições: regulamento e formulário disponíveis no website ielrs.blogspot.com. As inscrições podem ser enviadas pelo correio ou entregues no IEL (R. André Puente, 318, Porto Alegre/RS). Caso sejam entregues diretamente, elas podem ser deixadas na portaria em horário comercial mesmo durante o período de isolamento.
INFORMAÇÕES: e-mails iel@sedac.rs.gov.br ou andrearussomano@gmail.com / telefone (51) 3314-6450 / WhatsApp (51) 99196-5230