29.5.14

AP: Maria Helena Zancan Frantz em Jóia

Relato da escritora Maria Helena Zancan Frantz sobre sua participação no projeto Autor Presente, do IEL:


"Estive, ontem, no Colégio Antônio Mastella, no município de Jóia, participando de mais um encontro do Programa Autor Presente. 


Apesar da chuva intensa e intermitente, o clima na escola foi caloroso e muito animado. Foram dois grupos de manhã e mais dois à tarde.


Com as turmas do 1º ao 6º ano interagimos a partir de três obras: Declaração Universal dos Direitos da Criança, "Palavra Faceira" e "Esconde-esconde".

Com os adolescentes da 7ª e 8ª séries, falamos sobre o livro "Um Amor Shakespeariano".

Esse trabalho é sempre muito animador, principalmente quando se trata de escolas no interior que têm poucas oportunidades de interagir com autores.

O auditório da escola estava todo decorado com os trabalhos dos alunos a partir dos livros lidos. Trabalhos criativos como o da turma do 2º ano da professora Soraia Mainardi, que recriaram o ambiente da história "Esconde-esconde" todo feito com esponjas vegetais. Belíssimo trabalho.

Muitos poemas foram criados pelos alunos a partir da leitura de "Palavra Faceira". Foi feito também um ônibus para levar os sapos aos seus destinos...

Volto com a certeza de que esse é um Projeto maravilhoso que muito contribui para a formação do leitor no Rio Grande do Sul. Parabéns ao IEL e muito obrigada pela oportunidade."