28.8.13

Premiação do Concurso de Contos Josué Guimarães
Secretário Assis Brasil anunciou os vencedores da 13ª edição do concurso

Foto: Claudio Tavares

Olavo Amaral, em primeiro lugar, e Mariana Salomão Carrara, em segundo, foram os vencedores do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães (promovido por IEL, UPF e Prefeitura de Passo Fundo), que realizou em 2013 sua décima terceira edição. 



Olavo é gaúcho, tem 34 anos e é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde mora há três anos e meio. Teve seu primeiro livro, Estática, selecionado para publicação na Coleção 2000, do IEL, em 2006. Ele receberá um prêmio de R$ 5 mil pela vitória com os contos Uok phlau, Quarto à beira d`água e Icebergs. Mariana mora em São Paulo e levará R$ 3.000,00 com a premiação dos contos Memória de pano, A voz e Descoloridos. Amaral também será presenteado com um estágio de 10 dias na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, para onde deverá embarcar em outubro próximo. 


Criado em 1988, o concurso recebe contos inéditos de autores que já tenham obras publicadas ou não. A premiação leva o nome do jornalista e escritor sul-rio-grandense que apoiou a criação e expansão das Jornadas Literárias de Passo Fundo – Josué Guimarães.

Foram destacados com menção honrosa pela comissão julgadora os seguintes contistas: Rodrigo Lage Leite, de São Paulo, com os textos Magrinho, Malas prontas para Berlim e Vulgar; e Walther Moreira Santos, de Vitória de Santo Antão (PE), com os contos Felicidade, Satisfação e Todas as coisas boas da vida.

Os textos dos contistas premiados poderão ser editados em antologia organizada pelo Instituto Estadual do Livro e publicada em coedição com a Fundação Universidade de Passo Fundo e Prefeitura de Passo Fundo. Durante esta 15ª Jornada Nacional de Literatura, estão sendo lançados em livro os contos relativos à 10ª, 11ª e 12ª edições do concurso.

Os vencedores da edição passada do Concurso de Contos Josué Guimarães foram João Goulart de Souza Gomes e Gilmar Penteado.

Durante a cerimônia, que coincidiu com a sessão solene de abertura da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, foi ainda anunciada a obra vencedora do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura: o romance Infâmia (Alfaguara, 2011), de Ana Maria Machado.