22.3.22

Anúncio da Patrona do Prêmio Minuano de 2022

 

Com imensa satisfação que o Instituto Estadual do Livro – Sedac, em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, anuncia o nome da Patrona do Prêmio Minuano, edição de 2022: Maria Eunice Garrido Barbieri.

Marô Barbieri, como ficou conhecida, é escritora, professora e contadora de histórias. Natural da cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, graduada em Licenciatura Plena em Letras pela PUCRS (Línguas e Literaturas Portuguesa e Francesa), a Patrona do Minuano trabalhou como professora de português, francês e literatura para turmas do Ensino Fundamental e Médio do Instituto Educacional João XXIII, Colégio Santa Família, Colégio Menino Deus, Colégio Rosário e Colégio Israelita.

Como autora, publicou 30 livros, dos quais se destacam as obras voltadas para o público infantil, embora, a partir de 2013, também tenha se dedicado a escrita de livros destinados ao público infanto-juvenil e adulto.

Dentre os muitos prêmios recebidos ao longo da sua trajetória, temos o Prêmio AGES Livro do Ano pelo livro “Pestilóide e o Sumiço na Chuva”, da Associação Gaúcha de Escritores, em 2007; o Prêmio AGES Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, em 2013, pelo livro “Cirandas de Villa Lobos-Reinvenções”, em parceria com Olinda Alessandrini (pianista) e Clara Pechansky (artista plástica); o Troféu Palavra Viva do SINTRAJUFE, pelo conjunto da obra, do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal; e o Prêmio Açorianos pelo “Projeto Leitor de Rua” em 2015.  Além disso, foi bolsista do CNPq na Faculdade de Educação da UFRGS no Programa EDUCOM – Informática na Educação – obtendo o 1º lugar no Concurso Anual de Software Educacional Brasileiro – pelo software “Criando histórias com Tartita” – da Secretaria Geral de Informática do Ministério da Educação, em dezembro de 1987.

Como escritora foi convidada para participar do Encuentro Internacional de Contadores de Histórias e do Maratón de Cuentos  da Biblioteca Municipal de GUADALAJARA em Guadalajara na Espanha em 2013; do CCGA - Programation de vacances em Thonon-les-Bains e Cran Gevrier em julho de 2003 e nos Rencontres du GFEN,  em 2011 na cidade de Paris; dos Rencontre Internacionalle de l´Éducadion Nouvelle nas cidades de Malonne em 2003 e de Namur em 2011 na Bélgica; do 3º Fórum Mundial de Especialistas em Dramaturgia Infantil e Juvenil, na capital do Chile em 2006; das  1º e 3º PrimaveArte na Ciudad de la Costa,  2009 e 2011, no Uruguai.

Marô foi criadora e produtora executiva dos I e II Encontro Internacional de Escritores/Contadores de Histórias – “História é pra contar” que aconteceram na Casa de Cultura Mário Quintana e no Itaú Cultural em Porto Alegre no ano de 2005 e na Universidade de Caxias do Sul na cidade de Caxias do Sul no ano de 2006; dos 1º e 2º Fórum de Literatura Infantil e Juvenil da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre nos anos de 2007 e 2008.

A autora foi uma das pioneiras no trabalho de visita a escolas e municípios, ministrando, desde 1995, palestras e oficinas nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo.

Madrinha de três bibliotecas que receberam o seu nome, em Santa Maria do Herval, em Morro Reuter e em Porto Alegre, até o ano de 2021, foi patrona de 43 Feiras do Livro, entre elas as feiras das cidades gaúchas de Guaíba, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Morro Reuter, Minas do Leão, Triunfo, Flores da Cunha, Gramado e Canela. Em 2019 foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre.

Também foi Presidente da Associação Gaúcha de Escritores (AGEs) nos biênios 2004-2005, 2006-2007, 2010-2011 e é membro do corpo de especialistas em leitura da Casa da Leitura – ProLer, da Fundação da Biblioteca Nacional. E em outubro de 2014 passou a integrar a Academia Rio-Grandense de Letras na cadeira de número 15.

Com essa história de dedicação às letras, ao livro, à literatura - escrita e leitura – ficamos muito honrados em termos, assim como Sergio Faraco e Dilan Carmargo em edições anteriores, Maria Eunice Garrido Barbiere como Patrona do Prêmio Minuano em 2022. Obrigada, Marô Barbieri!

***

Mais informações a respeito do Prêmio Minuano serão disponibilizadas nas próximas semanas com a publicação do Regulamento do Concurso.