27.5.19

Palestras com vencedores do Prêmio Minuano de Literatura no IEL


Começa nesta quarta-feira (29) o ciclo de palestras com os vencedores da primeira edição do Prêmio Minuano de Literatura, em uma realização do Instituto Estadual do Livro (IEL) e do Instituto de Letras da UFRGS. Os escritores irão falar sobre seu processo criativo e contar sobre a construção do texto de cada livro vencedor. As conversas acontecem sempre às 18h, na Sala Armindo Trevisan, na sede do IEL – rua André Puente, 318 – Bairro Independência/Porto Alegre, com entrada franca.

A primeira atividade terá as palestras de Leonardo Brasiliense, vencedor na categoria Ficção: Romance/Novela; Juliana Meira, vencedora na categoria Poesia; e Rafael Guimaraens, vencedor na categoria Especial. A segunda etapa ocorrerá dia 05 de junho. Em cada palestra, os livros estarão disponíveis para aquisição, por meio da Associação Lígia Averbuck (ALA). Haverá sessão de autógrafos.


PALESTRANTES


DIA 29/05, 18h:

- Categoria Ficção: Romance/Novela – “Roupas Sujas”, de Leonardo Brasiliense, Editora Companhia das Letras

- Categoria Poesia – “Na língua da manhã silêncio e sal”, de Juliana Meira, Editora Belas Letras

- Categoria Especial – “20 relatos insólitos de Porto Alegre”, de Rafael Guimaraens, Editora Libretos


DIA 05/06, 18h:

- Categoria Juvenil – “Sherlock e os Aventureiros: o Mistério dos Planos Roubados”, de A. Z. Cordenonsi, Avec Editora

- Categoria Conto – “Não Há Amanhã”, de Gustavo Melo Czekster, Editora Zouk

- Categoria História em Quadrinhos – “A Infância do Brasil”, de José Aguiar, Avec Editora (Com a presença de Artur Vecchi, editor)

- Categoria Infantil – “Anahí: a Flor que Queria Ser Menina” de Maíra Suertegaray (Compasso Lugar Cultura)


OBS: A palestra anteriormente prevista para o dia 12/06, com Maíra Suertegaray, foi transferida e será realizada juntamente com as palestras do dia 05/06.

O Prêmio Minuano de Literatura

O Prêmio Minuano, resultado de uma parceria entre o IEL e o Instituto de Letras da UFRGS, em sua segunda edição em 2019, tem o objetivo de ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à produção escrita, com premiação aberta para obras publicadas no decorrer do ano de 2018. As categorias são: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção: Romance/Novela, Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático e Especial (livros de memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros). Veja matéria completa sobre o Prêmio Minuano: https://cultura.rs.gov.br/estao-abertas-as-inscricoes-para-2-edicao-do-premio-minuano