10.4.19

Programação da Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura



DIA 17 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA)

Seminário de Abertura: “Literatura: Da Oralidade ao Game” - Promoção: SEDUC-RS
Local: Auditório da Caixa Econômica Federal/CEF
8h30min - Credenciamento
9h - Abertura, com participação dos secretários da Educação, Faisal Karam e da Cultura do RS, Beatriz Araújo; Santa Ineze Soares, do Instituto Cultural Português e Antônio Soares, do Conselho da Comunicação Luso-brasileira da Escola Isabel de Espanha. Haverá apresentação musical de Camila Umpiérrez e Laura Graña.
9h45min às 10h - Instituto Maria Dinorah – Carmen Prado Nogueira 
10h às 10h20min - Coffee break
10h20min às 11h10min - A Formação da Literatura Afro-Brasileira -  Com Roberta Flores Pedroso, professora Mestra em Literatura Brasileira, pesquisadora da Literatura Afro-brasileira e professora da rede estadual de ensino.     
11h10min às 12h - A Gamificação na Escola: Experiência com a Jornada de Literatura de Passo Fundo. Com a Professora Doutora em Teoria Literária e coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo, Fabiane Verardi Burlamaque.
12h às 13h30min - Intervalo para almoço
13h30min às 14h30min - ‘Não Tenho a Menor Ideia’: da Música à Literatura
Com o cantor, compositor e escritor Rodrigo Munari.
14h30min às 15h30min - Oralidade e Interculturalidade
Com a professora Doutora em Literatura Brasileira Ana Lucia Tettamanzy, com ênfase na narrativa oral e interculturalidade.
15h30min às 16h30min - Mesa Redonda “A Literatura Indígena na Sala de Aula: Possibilidade de Escuta” - Com a Professora Mestra em Estudos Literários Aplicados Sofia Robin Ávila da Silva, docente na rede estadual de ensino. Mesa redonda ‘Voz Ancestral’ – Com Ana Cristina Motta, professora Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Íris do Amaral.
16h30min às 16h50min -  Coffee break
16h50min às 17h20min - Premiação das professoras das CREs
17h20min às 17h30min - Encerramento

10h - Literatura Surda
Promoção: IEL
Local: Auditório Luís Cosme/4º andar da CCMQ

Atividade em co-promoção com a UFRGS, com professor Cláudio Mourão (UFRGS) - Autor de livros de Literatura Surda para o público infantil: “As Luvas Mágicas do Papai Noel” (2012), com Alessandra Klein. “A Fábula da  Arca de Noé” (2013), ambos pela Editora Cassol. Coordena o projeto “Sarau Arte de Sinalizar: Narrativa, Humor e Poesia” que promove eventos de difusão da cultura surda, que ocorreram em Porto Alegre (2017), Passo Fundo e Florianópolis (2018). Na UFRGS, é pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES); Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas, no Curso de Bacharelado em Letras, habilitação Tradutor e Intérprete de Libras-Português/Português – Libras e coordena o projeto Arte de Sinalizar, desenvolvendo pesquisas no campo de Literatura Surda.


18h50min - Seu Destino Está Escrito
Promoção: IEL
Local: Teatro Carlos Carvalho/2º andar da CCMQ
O objetivo dessa ação é possibilitar a integração entre os escritores gaúchos e as rotas turísticas do Rio Grande do Sul, em eventos ligados à área do livro. Através do concurso homônimo, foram selecionados minicontos e poemas, posteriormente impressos na capa de cartões. No verso de cada um destes, está o nome de uma das 140 rotas turísticas do Estado. Esses cartões serão disponibilizados ao público por meio de um dispositivo interativo, em formato de caixa de correio, e poderão ser retirados gratuitamente, de maneira aleatória. Assim, o público interpreta a carta que o "destino lhe escreveu", com uma sugestão de rota para conhecer e uma mensagem em forma de poema ou miniconto de escritor gaúcho.

19h - Eu Leio Schlee
Promoção: IEL
Local: Teatro Carlos Carvalho (2º andar da CCMQ)
O projeto o é uma homenagem de escritores e personalidades ligadas à literatura a um determinado escritor, onde cada um faz uma breve leitura de um trecho da obra do autor. Nesta edição, o autor homenageado é Aldyr Schlee (1934-2018). Entre os participantes estão: Alexandre Brito, Cristina Macedo, José Eduardo Degrazia, Luiz Olyntho Telles, Maria Odilia Menezes e Morgana Marcon. Aberto gratuitamente ao público em geral.


ATÉ 30 DE ABRIL
Exposição e mostra bibliográfica das obras de Monteiro Lobato  Promoção: Biblioteca Lucília Minssen
Local: Vitrine da instituição, no 5º andar da CCCMQ
Atividade em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado dia 18/4, data que homenageia o escritor em seu aniversário.

18 DE ABRIL (Quinta-feira)

Das 10h às 17h - Feira de Troca de Livros
Promoção: Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS)
Local: Riachuelo, 1190 (esquina com General Câmara)
O hall do prédio histórico da Biblioteca Pública sediará o tradicional evento, em que o público traz os títulos que já leu para trocar por outros. O objetivo é estimular a leitura. Muitos dos livros colocados à disposição provém de doações à instituição que, quando já possui estas obras em seu acervo, passa adiante - dessa forma, permitindo sua circulação por um maior número de pessoas.

19h - Literatura Gaúcha no Cinema
Promoção: Cinemateca Paulo Amorim
Local: Sala Norberto Lubisco (Térreo da CCMQ)
Mostra com obras de autores gaúchos e assinados por realizadores que também vivem e atuam no RS. Será exibido “Dyonélio” (Brasil, 2013, 75min). Documentário de Jaime Lerner, com Clemente Viscaíno, Leonardo Machado, Deborah Finocchiaro e Carlos Cunha.
O roteiro mistura ficção e documentário para mostrar a vida e a obra do escritor gaúcho Dyonélio Machado (1895–1985), que também foi psiquiatra, jornalista e militante comunista – chegou a ser preso por seu envolvimento com greves e outros movimentos políticos. Além de passagens da vida do autor, o filme coloca em cena alguns dos principais personagens de seus livros, como “Os Ratos” (1935) e “O Louco do Cati” (1942), propondo um diálogo com os dias atuais.


19 DE ABRIL (Sexta-feira)

19h - Literatura Gaúcha no Cinema
Promoção da Cinemateca Paulo Amorim
Local: Sala Norberto Lubisco (Térreo  da CCMQ)
Mostra com obras de autores gaúchos e assinados por realizadores que também vivem e atuam no RS. Será exibido “Concerto Campestre” (Brasil, 2005, 100min, com direção de Henrique de Freitas Lima e, no elenco, Antonio Abujamra, Samara Felippo, Leonardo Vieira.
Baseado no romance homônimo de Luiz Antonio de Assis Brasil, o filme tem como protagonista o Major Eleutério Fontes, um homem rico, tosco e cuja principal ocupação é a exploração das charqueadas no sul do Brasil. Tudo muda quando ele encontra dois índios guaranis executando uma obra sacra, música aprendida com os jesuítas nas reduções missioneiras. É então que este homem rude ouve música pela primeira vez e, a partir deste momento, sua vida jamais será a mesma.

20 DE ABRIL (Sábado)

Das 14h às 18h - Acervo Itinerante Tudo a Ler
Promoção: IEL
Local: Biblioteca Lucília Minssen  (5º andar da CCMQ)
Uma estante móvel disponibilizará livros ao público infantil, para leitura local, contendo publicações do acervo da instituição e doações feitas por editoras parceiras do projeto e entidades apoiadoras.

15h - Espetáculo “Dom Quixote Hamlet”
Promoção: Biblioteca Lucília Minssen
Local: Sala Lili Inventa o Mundo (5º andar da CCMQ).
Com a Cia. Passa Lá, no projeto Era Uma Vez... Sempre uma Nova História! Ingressos no local.

19h - Literatura Gaúcha no Cinema
Promoção: Cinemateca Paulo Amorim
Local: Sala Norberto Lubisco (Térreo da CCMQ)
Mostra com obras de autores gaúchos e assinados por realizadores que também vivem e atuam no RS. Será exibido “As Aventuras do Avião Vermelho” (Brasil, 2013, 80min). Animação de Frederico Pinto e José Maria, com vozes de Pedro Yan, Lázaro Ramos e Milton Gonçalves.
O desenho animado é uma adaptação do livro infantil homônimo de Erico Verissimo, lançado em 1936. A história, que se passa nos dias atuais, tem como protagonista o garoto Fernandinho, de 8 anos. Hiperativo e meio solitário, ele descobre que a melhor maneira de passar o tempo é lendo um bom livro. Assim, ele embarca numa viagem muito divertida, ao lado de seus melhores amigos, os bonecos Ursinho e Chocolate.

21 DE ABRIL (Domingo)

Das 14h às 18h - Acervo Itinerante Tudo a Ler
Promoção: IEL
Local: Biblioteca Lucília Minssen  (5º andar da CCMQ)
Uma estante móvel disponibilizará ao público infantil livros para leitura local, contendo publicações do acervo da instituição e doações feitas por editoras parceiras do projeto e entidades apoiadoras.

15h - Espetáculo “Dom Quixote Hamlet”
Promoção: Biblioteca Lucília Minssen
Local: Sala Lili Inventa o Mundo (5º andar da CCMQ)
Com a Cia. Passa Lá, no projeto ‘Era Uma Vez... Sempre uma Nova História!’. Ingressos no local.

19h - Literatura Gaúcha no Cinema
Promoção: Cinemateca Paulo Amorim
Local: Sala Norberto Lubisco (Térreo da CCMQ)
Mostra com obras de autores gaúchos e assinados por realizadores que também vivem e atuam no RS. Será exibido “Sobre Sete Ondas verdes e Espumantes” (Brasil, 2013, 74min). Direção de Bruno Polidoro e Cacá Nazario. Documentário.
A vida e a obra do escritor Caio Fernando Abreu são revistas num documentário poético, que conta com a participação de vários de seus amigos, como a dramaturga Maria Adelaide Amaral, a atriz Grace Gianoukas e a cantora Adriana Calcanhoto. O filme passa por lugares onde o escritor viveu, como Santiago do Boqueirão, Amsterdã, Berlim, Paris, Londres e Porto Alegre.

22 DE ABRIL (Segunda-feira)
15h – Entrega de kits de Livros para Bibliotecas Municipais – Promoção da Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS)
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE
Serão distribuídos kits de livros para as bibliotecas públicas do Rio Grande do Sul, com a presença da secretária da Cultura do RS, Beatriz Araújo e equipe, em uma iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-RS), localizado no prédio da BPE-RS. São mais de 30 publicações de literatura e fotografia, sobre a cultura gaúcha e infantis, entre outros assuntos. Este material é resultante de  doações de autores e contrapartida de obras publicadas com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que estão à disposição das instituições cadastradas.

23 DE ABRIL (Terça-feira)
9h às 11h – 17º Encontro de Promotores de Eventos Literários  Promoção: Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), em parceria com Associação Gaúcha de Escritores (AGES)
Local: Teatro Bruno Kiefer (6º andar da CCMQ)
Conversa com quem faz livros - “Os Autores nos Eventos Literários do RS”. Mesa redonda com participação dos escritores Marô Barbieri, Dilan Camargo, Christian David e Milene Barazzetti Machado. A mediação é de Gláucia de Souza

Das 10h às 18h - Feira de Troca de Livros
Promoção: Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS)
Local: Hall da Biblioteca Pública do Estado/BPE

Das 10h às 21h - Feira do Dia do Livro
Promoção: IEL e Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL)
Local: Travessa dos Cataventos (Térreo da CCMQ).
Participação do IEL e de empresas associadas à Câmara Rio-Grandense do Livro. Com chuva, o evento passará para saguão da Casa de Cultura Mario Quintana.

13h - Esquete teatral “Hamlet é um saco”
Promoção: Biblioteca Lucília Minssen
Local: Travessa dos Cataventos (térreo da CCMQ)
Com Cia Passa Lá.

14h às 16h - 17º Encontro de Promotores de Eventos Literários
Promoção da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e Conselho Estadual de Cultura (CEC)
Local: Teatro Bruno Kiefer (6º andar da CCMQ).
Sessão Extraordinária do CEC na Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura. Haverá mesa redonda “Projetos Culturais, Aconselhe-se com o Conselho!”, com membros do CEC e convidados, coordenada por seu presidente, Marco Aurélio Alves.

14h30min às 16h30min - Oficina “Como Cuidar e Preservar Nossos Livros, Nossos Amigos!”
Promoção da Biblioteca Lucília Minssen
Local: Biblioteca Lucília Minssen (5º andar da CCMQ)
A partir de uma bela história, “A Doutora de Livros”, a contadora de histórias Maria Helena Ramalho irá mostrar como cuidar, conservar e  fazer pequenos consertos de livros.

17h30min - Esquete teatral “Conversas de Emília com Dona Benta”
Promoção: Biblioteca Lucília Minssen
Local: – Travessa dos Cataventos (térreo da CCMQ)
Homenagem a Monteiro Lobato, percursos da Literatura Infantil no Brasil.

18 às 19h - 17º Encontro de Promotores de Eventos Literários  Promoção da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL)
Local: Teatro Bruno Kiefer (6º andar da CCMQ)
“Curadoria, Formação e Incentivo à Leitura em Eventos Literários” - Bate-papo com a professora Ana Paula Cecato, coordenadora do Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura da Câmara Rio-Grandense do Livro.

19h - Literatura Gaúcha no Cinema
Promoção: Cinemateca Paulo Amorim
Local: Sala Norberto Lubisco (Térreo da CCMQ)
Mostra com obras de autores gaúchos e assinados por realizadores que também vivem e atuam no RS. Será exibido “Valsa Para Bruno Stein” (Brasil, 2007, 88min). Direção de Paulo Nascimento, com Walmor Chagas, Ingra Liberato, Fernanda Moro, Marcos Verza, Sirmar Antunes, Leonardo Machado.
Bruno Stein é um homem de comportamento rígido que vive com a família num lugar isolado do Rio Grande do Sul. No fim da vida, nada mais motiva o velho, que vive em total descompasso com a mulher e as netas. Mas a chegada de um novo empregado para sua olaria e uma paixão inesperada pela nora fazem com que ele encontre um novo sentido para sua vida. O filme é baseado no romance homônimo de Charles Kiefer e rendeu à atriz Ingra Liberato o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado. Walmor Chagas, que interpreta Bruno Stein, tem uma atuação muito elogiada pela crítica.

DIA 24 DE ABRIL (Quarta-feira) 

15h30min - Palestra “Formação de Leitores: a Experiência da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo”
Promoção: IEL e Universidade de Passo Fundo (UPF)
Local: Auditório Luís Cosme (4º andar da CCMQ)
Com Miguel Rettenmaier e Fabiane Verardi.
- Miguel Rettenmaier é Graduado em Letras (FAPA/1992), Mestre em Letras (PUCRS/1998), Doutor em Teoria da Literatura (PUCRS/2002), Pós-doutorado na Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago (2014). Professor do PPGL e do curso de Letras, na UPF, atua na linha de pesquisa "Leitura e Formação do Leitor".
- Fabiane Verardi é Graduada em Letras (UPF/1991), Mestre em Letras (PUCRS/1999), Doutora em Teoria da Literatura (PUCRS/2004). Professora do PPGL e do curso de Letras, atua nas linhas de pesquisa "Produção e Recepção do Texto Literário" e "Leitura e Formação do Leitor".

16h30min - Roda de leitura
Promoção da Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS)
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE

16h50min - Seu Destino Está Escrito
Promoção: IEL
Local: Auditório Luís Cosme (4º andar da CCMQ)

17h - Escritores Gaúchos Série Digital: Armindo Trevisan – Promoção: IEL
Local: Auditório Luís Cosme (4º andar da CCMQ)
Mesa-redonda com a participação Elvio Vargas, Alexandre Brito e José Eckert, em homenagem ao escritor Armindo Trevisan e sobre os Fascículos Digitais Escritores Gaúchos. Este volume publicado pelo IEL, o terceiro da série, conta com relatos, fotos, entrevista e trechos da obra que resgata a trajetória do autor homenageado.

19h - Literatura Gaúcha no Cinema
Promoção: Cinemateca Paulo Amorim
Local: Sala Norberto Lubisco (Térreo da CCMQ)
Mostra com obras de autores gaúchos e assinados por realizadores que também vivem e atuam no RS. Será exibido “Enquanto a Noite Não Chega” (2010, 100min).  Direção de Beto Souza, com Clênia Teixeira, Sirmar Antunes, André Arteche.
Baseado na obra de Josué Guimarães, a trama acompanha o cotidiano dos três únicos moradores de uma cidade em ruínas: Eleutério e Conceição, um casal de idosos, e Teodoro, o coveiro.