18.4.19

Extensão “Poesia em Jogo: Interações com a Vida e Obra de Qorpo Santo”

“Poesia em Jogo: Interações com a Vida e Obra de Qorpo Santo” é a extensão universitária promovida pela Universidade Federal do RS (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Instituto Estadual do Livro (IEL), com base na poesia de Qorpo Santo (José Joaquim de Campos Leão, 1829-1883), que culminará em uma Game Jam, na qual as equipes inscritas produzirão um jogo digital inspirado na vida e obra do autor gaúcho. A iniciativa prevê quatro ações, ao longo de maio, junho, julho e agosto, com o objetivo de preparar os integrantes para o desenvolvimento do jogo digital de caráter cultural e artístico.

O evento do Programa de Extensão Ludopoéticas: Criação de Jogos Digitais, da UFRGS, tem coordenação geral da Profª Drª Paula Mastroberti, do Instituto de Artes da universidade. Os três primeiros encontros serão realizados na sede do IEL (André Puente, 318) e o encerramento, na Unisinos Porto Alegre (Nilo Peçanha, 1600). A apresentação, no dia 7 de maio (terça), das 17h às 20h, contará com o Prof.Dr. Luís Augusto Fischer, do Instituto de Letras da UFRGS, falando sobre a vida e obra de Qorpo Santo. Dia 6 de junho (quinta), das 18h30min às 21h30min, haverá oficina de criação textual poético-narrativa, com o Prof. Dr. Luciano Bedin da Costa, da Faculdade de Educação da UFRGS, em conversa com a poesia de Qorpo Santo. Já em 4 de julho (quinta), Paula Mastroberti encabeçará oficina de criação artística para produção de conceitos gráfico-visuais de personagens, elementos e cenários. Dia 9 de agosto, haverá formação técnica com o Prof. Dr. João Ricardo de Bittencourt Menezes; finalmente, em 16 e 17 de agosto, terá vez “Game Jam 'Qorpo Santo em jogo'”.


SERVIÇO:

Datas: 7 de maio a 17 de agosto de 2019

Locais: IEL (André Puente, 318 – bairro Independência) e Unisinos Porto Alegre (Nilo Peçanha, 1600) – Porto Alegre.

Valor: R$ 50,00 (o valor total recolhido será revertido em despesas de alimentação das equipes, durante a game jam).

Informações: http://ielrs.blogspot.com/p/qorposanto.html ou pelos e-mails artesequenciais.ufrgs@gmail.com, joaorb@unisinos.br e rossanaqueiroz@unisinos.br