25.5.18

Lançamento do Prêmio Minuano de Literatura


O Instituto Estadual do Livro – IEL, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – SEDACTEL, em parceria com o Instituto de Letras da UFRGS, lança o Prêmio Minuano de Literatura, com dez categorias. O objetivo é ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à produção escrita. As inscrições ocorrerão no período de 01 de junho a 01 de julho de 2018.

O Regulamento e seus anexos estão disponíveis no endereço eletrônico www.ielrs.blogspot.com.br. Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail iel@sedactel.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3314-6450.

Podem participar do Prêmio autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, assim como editoras sediadas no estado. As obras inscritas devem ter sido publicadas no decorrer do ano de 2017 e podem concorrer nas seguintes categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção: Romance/Novela, Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático e Especial (livros de fotografia, memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros). Não há limitação no número de livros inscritos por autor ou editora.

(30/05:) Foram retificados três pontos do edital: o item 1.1 recebeu nova redação para esclarecer as condições de participação no Prêmio; no item 3.1, fica estabelecido que obras inscritas na categoria Ilustração podem também ser inscritas nas categorias Infantil e Juvenil; foi acrescentado o item 1.4, definindo as categorias em que serão aceitas obras com mais de um autor.

A Comissão Organizadora será composta por membros do IEL e do Instituto de Letras da UFRGS. As Comissões de Seleção contarão com três membros cada, escolhidos dentre profissionais que atuam na área da literatura e/ou membros da comunidade cultural literária, os quais escolherão as três obras finalistas em cada categoria. Já as Comissões Finais contarão com três membros cada, dentre professores, alunos de pós-graduação em Letras e bibliotecários, os quais indicarão o livro vencedor nas respectivas categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação e receberão o Troféu Minuano de Literatura.


Prêmio Minuano de Literatura

Prazo: 01 de junho a 01 de julho de 2018

Inscrições: www.ielrs.blogspot.com.br

Informações: e-mail iel@sedactel.rs.gov.br ou telefone (51) 3314-6450