13.4.18

Homenagem a Alceu Wamosy no IEL


No dia 19 de abril, quinta-feira, às 16 horas, a Academia Rio-Grandense de Letras promoverá sessão especial em memória de Alceu Wamosy, patrono da Cadeira 40 da instituição. O evento, que tem entrada gratuita, conta com apoio do Instituto Estadual do Livro e será realizado na sede do IEL, Rua André Puente 318, Porto Alegre. A conferência “Vida e Obra de Alceu Wamosy” será feita pelos acadêmicos José Édil de Lima Alves e Colmar Duarte.   

O uruguaianense Alceu Wamosy escreveu poemas cheios de desencanto, em uma produção que se destacou no sul do país e que é uma das mais significativas do simbolismo brasileiro, sendo o seu soneto “Duas Almas” um dos mais conhecidos em língua portuguesa.

Os conferencistas:

José Édil de Lima Alves, ocupante da Cadeira 3 da Academia, é graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre em Literatura Portuguesa e doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Exerceu o magistério superior na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana (Fafiur), na PUCRS, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Colmar Duarte, ocupante da Cadeira 40, é idealizador da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul e um dos criadores. Poeta, escritor, pesquisador e compositor, é autor de obras como “Sesmaria dos Ventos” (1979), “Cancha Reta” (1986), “Cardo” (1993), “Tempo de Viver” (2000), “Romanceiro da Salamanca” (2002), “O Jardineiro Cego & Mamboretá” (2004) e “O Correntino – e outros causos” (2006).


Palestra "Vida e Obra de Alceu Wamosy"
Dia: 19 de abril de 2018 (quinta-feira)
Hora: a partir das 16h
Local: Instituto Estadual do Livro (André Puente, 318), Bairro Independência - Porto Alegre
Informações: iel@sedactel.rs.gov.br e (51) 3314-6450
Entrada franca