13.9.16

IEL - 2016/01

Breve retrospectiva das atividades realizadas pelo Instituto Estadual do Livro no primeiro semestre de 2016:

I- Maratona de Autógrafos

Na noite de 29 de março, realizou-se a Maratona de Autógrafos. O evento contou com a participação de diversos escritores que atenderam leitores dedicando autógrafos. Tivemos a presença de bibliotecários de bibliotecas públicas e comunitárias, além de professores responsáveis pelas bibliotecas escolares e do público em geral, que retiraram de sua estante um livro já lido e receberam autógrafos de seu autor. 


II- Simões Lopes Neto: Ontem, Hoje e Sempre

Em homenagem ao Biênio Simoniano, entre os dias 14 de março e 14 de julho, foi realizada a atividade Simões Lopes Neto – ontem, hoje e sempre, projeto proposto por Débora Mutter realizado em parceria com o Memorial do Rio Grande do Sul. O IEL contribuiu com diversos elementos na exposição, como trabalhos do Grupo AFlecha, incluindo um minilivro e matrizes de gravuras em metal, gravuras do M’Boitatá, Ilustrações de Laura Castilhos da obra de Simões Lopes Neto publicadas pela Artes e Ofícios e exposição das publicações do IEL das obras de Simões Lopes Neto. Na programação, contribuiu com sugestões como a Palestra “Ilustrando as Lendas do Sul: visualidades poéticas a partir dos textos de Simões Lopes Neto”, com a artista plástica, escritora e ilustradora Paula Mastroberti, a participação da Professora Regina Silveira em uma das mesas e a mediação na sessão comentada de “Blau Nunes, o vaqueano”, além de todo o apoio da equipe, acompanhando cada um dos encontros.

9 de março
Abertura Oficial do evento “João Simões Lopes Neto: ontem, hoje e sempre”, com músicas do espetáculo Zaoris, baseadas em lendas e contos de Simões. Abertura da exposição “Tempos e lugares de João Simões Lopes Neto”


10 de março
Mesa-redonda “Regionalidade e Universalidade em Simões Lopes Neto”, com o escritor Aldyr Garcia Schlee e os professores Regina Zilberman (UFRGS) e João Cláudio Arendt (UCS)


16 de março
Sessão comentada do curta-metragem “Jogo do Osso”, do diretor Henrique Freitas Lima, com os professores Regina Silveira (UNIRITTER) e Guto Leite (UFRGS)


30 de março
Sessão comentada do curta-metragem “No manantial”, do diretor Henrique Freitas Lima, com a escritora Simone Sauressig e a professora Heloísa Neto (UFRGS)


13 de abril
Sessão comentada do documentário “Blau Nunes, o vaqueano”, com o diretor André Constantin, a diretora do Instituto Estadual do Livro, Patrícia Langlois, e o fotógrafo Gilberto Perin


11 de maio
Sessão comentada do curta-metragem “O Contrabandista”, do diretor Henrique Freitas Lima, com as professoras Eliana Pritsch (UNISINOS) e Renata Gomes (UNILASALLE)


25 de maio
Sessão comentada do curta-metragem “Os cabelos da china”, do diretor Henrique Freitas Lima, com o escritor Cícero Galeno Lopes e a professora Maria Alice da Silva Braga (ULBRA)


7 de junho
Palestra “Ilustrando as Lendas do Sul: visualidades poéticas a partir dos textos de Simões Lopes Neto”, com a artista plástica, escritora e ilustradora Paula Mastroberti


10 de junho: Mesa-redonda “Identidade e atualidade em Simões Lopes Neto”, com a professora Maria Eunice Moreira (PUCRS) e os escritores Luiz Antonio de Assis Brasil (PUCRS) e Luís Augusto Fischer (UFRGS)


III- Curso de Extensão Ilustração e Livro-Arte: Produção, Leitura e Ensino-IA/UFRGS 

Em parceria com o programa de extensão do Instituto de Artes da UFRGS, ocorreu na sede do IEL, entre abril e julho, o curso de extensão “Ilustração e Livro-Arte: Produção, Leitura e Ensino”, com a professora Paula Mastroberti. Os vinte e dois alunos do curso realizaram experiência criativa em poéticas gráfico-visuais e verbais visando a criação de ilustrações a partir da leitura da obra Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto. Mediação de leitura com Paula Mastroberti.


IV- Semana Estadual do Livro, Leitura e Literatura

A - Eu Leio Napp 

Em 18 de abril, foi realizado evento em comemoração à Semana Estadual do Livro, Leitura e Literatura. A atividade realizada foi a Eu leio Napp, homenagem na qual se declamou e cantou a obra do escritor e compositor Sérgio Napp, falecido no início do ano.

B - Exposição em Homenagem a Sérgio Napp 

Foi preparada uma exposição dedicada ao homenageado, contendo peças de seu acervo pessoal.

C - Kombina 

O IEL recebeu a presença de alunos de escolas estaduais para uma atividade com a Kombina (projeto de difusão literária que utiliza uma Kombi como suporte de sua atividades) e oficina ministrada por Zizi Paz em homenagem a Sérgio Napp.

D - Piquenique Literário

Ainda durante a Semana Estadual do Livro, o IEL continuou recebendo estudantes, desta vez no dia 24, com a presença de alunos da rede pública estadual do município de Guaíba, em um Piquenique da Leitura, acompanhados pela professora Cláudia Carvalho. Durante a tarde, os alunos puderam conhecer o IEL e sua história, além de realizar atividade com a contadora de histórias Maria Helena Ramalho, que apresentou o conto “Melancia e Coco-Verde”, de Simões Lopes Neto.


V- Exposição de Coleções do IEL

Já em junho, o IEL organizou em seu hall de entrada uma exposição que apresenta uma amostra das principais publicações e coleções editadas durante seus mais de 60 anos.


VI- Autor Presente

O projeto Autor Presente, ao longo do 1º semestre, realizou o credenciamento das escolas da rede pública estadual, contatou autores e escolas para o agendamento dos encontros e deu início à contratação dos autores solicitados. As visitas tiveram início em junho, foram interrompidas no período de recesso escolar e seguem hoje normalmente seu curso, até finalizarmos os 60 encontros previstos para 2016. Após esse período inicial, foi necessário realizar uma readequação do agendamento do Projeto Autor Presente ao novo calendário escolar, modificado devido ao período de provas, conselhos de classe, mudanças para sábados letivos etc. Por conta de tudo isso, foi preciso refazer os processos de contratação dos autores. A partir daí, os escritores seguem com as visitações nas escolas e, ao término dos 60 encontros, no segundo semestre, divulgaremos a participação de todos os autores de uma só vez.


VII- Setor Editorial do IEL

a- Termo de Cooperação CORAG- Assinatura do termo de Cooperação SEDAC/IEL- CORAG.

b- Publicações- Preparação de reedições e novas publicações para o segundo semestre de 2016.


VIII- Setorial do Livro 

Ressaltamos ainda a participação do IEL na composição da Setorial do Livro, Leitura e Literatura e como sede de reuniões para confecção de edital de apoio ao setor por parte da Secretaria de Estado da Cultura.