25.5.16

João Simões Lopes Neto: ontem, hoje e sempre


A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL) e do Memorial do Rio Grande do Sul, em parceria com o Santander Cultural, promove nesta quarta-feira (25) uma sessão comentada do curta-metragem “Os cabelos da china”, do diretor Henrique de Freitas Lima. A atividade, que integra o projeto “João Simões Lopes Neto: ontem, hoje e sempre – Biênio Simoniano 2015/2016”, acontece às 18h30, no Santander Cultural.

Foram convidados para o evento o escritor Cícero Galeno Lopes e a professora da Ulbra Maria Alice da Silva Braga. Neste filme, integrantes de um piquete farroupilha, o jovem Blau Nunes e o velho Juca Picumã, desenvolvem uma camaradagem de companheiros de armas, em que o velho entra com a experiência e o outro com o ardor juvenil.

Nas conversas na beira do fogo, o velho introduz a figura da filha, Rosa, a quem envia tudo o que guarda desta vida ingrata. Uma missão de batalha vai permitir o encontro deles com Rosa, que se amigou com um oficial legalista. Morena, com uma trança de cabelos negros que lhe chega aos joelhos, o feitiço da Rosa se vira contra a feiticeira em uma história de amores brutos e amizade entre guerreiros.

SERVIÇO:
“Os cabelos da china”, do diretor Henrique de Freitas Lima
Quando: 25 de maio
Hora: 18h30
Onde: Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028 – Centro Histórico de Porto Alegre)
Entrada Franca

Asscom/Sedac