16.3.16

Autor Presente 2016

Na manhã dessa quarta-feira (16), o secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, autorizou a realização de 60 encontros do projeto Autor Presente 2016. A ação aproxima escritores dos alunos das escolas e bibliotecas públicas estaduais.

Para Victor Hugo, "o projeto Autor Presente é uma experiência consolidada e, apesar da crise financeira do estado, estamos trabalhando por sua manutenção e ampliação", destacou.

Em reunião com a diretora do Instituto Estadual do Livro, Patrícia Langlois, o secretário definiu a abertura das inscrições a partir das 08h do dia 23 de março. As inscrições serão feitas por meio de formulário eletrônico. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail autorpresente@gmail.com .



Autor Presente

Criado em 1972, o Projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, caracteriza-se por promover a leitura e a literatura gaúcha a partir de encontros entre escritores e seu público.

Nestes 44 anos de atividade, o projeto já apresentou diversos formatos, mas basicamente não perdeu a característica de seu momento de criação, no qual Lígia Averbuck (diretora do Instituto entre 1972-76 e 1979-80), juntamente com qualificado grupo de apoiadores, criou esse encontro entre escritores e leitores.

O formato prevê a leitura prévia da obra do(a) escritor(a) convidado(a) que depois debate sua obra com alunos da rede pública. A atividade estimula a criatividade, o aumento do repertório de leituras e a promoção do acesso ao livro.

Fonte: Asscom/Sedac