4.12.15

AP: Alexandre Brito na EEEF São Caetano

Relato do escritor Alexandre Brito sobre seu encontro com alunos da EEEF São Caetano, em Porto Alegre, realizado por meio do projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro:

"Através do projeto Autor Presente, do IEL-RS, estive no EEEF São Caetano, em Belém Novo Lami, onde encontrei alunos e alunas das séries iniciais e finais do ensino fundamental. Um dia muito especial de bate-papos, muitos autógrafos e apresentações. O Uakti, a Uiara, o Circo Mágico, o Museu Desmiolado, estavam todos lá, nos trabalhos espalhados pela escola, e as apresentações teatrais versaram especialmente sobre meu livro Circo Mágico.


A São Caetano fica na zona rural de Porto Alegre e é uma escola de turno integral. Pelo que fui informado, atende crianças e jovens de uma ampla região da periferia de Porto Alegre, englobando os bairros Belém Novo, Lami, Ponta Grossa, Restinga, Lageado e até da Lomba do Pinheiro. E, apesar das dificuldades estruturais da escola, visível na biblioteca interditada, na dificuldade extrema de conexão com a internet, como da sua clientela, sujeita a vulnerabilidades e condições próprias das periferias urbanas, ainda assim, encontrei uma comunidade escolar imbuída dos melhores objetivos no seu corpo docente e discente. Encontrei uma meninada motivada pela feitura dos trabalhos relacionados aos meus livros.  Chamou-me a atenção a qualidade deste envolvimento com a proposta, mas também a natureza das relações professor/aluno. Confesso que saí da escola com vontade de voltar."