24.11.15

Autor Presente 2015




A edição de 2015 do projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, está promovendo ao longo deste mês vários encontros com escritores em escolas.



No dia 19 de novembro, o escritor Duda Falcão esteve na Escola Pedro Migliorini, município de Monte Belo do Sul, na Serra, onde debateu e realizou atividades sobre seu livro de contos "Mausoléu" com os alunos de Ensino Fundamental e Médio.



Em 16 de novembro, o escritor Carlos Augusto Pessoa de Brum (Cadu) esteve na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu'ã na Tekoá Pindó Mirim, localizada na aldeia Guarani-mbyá, em Itapuã (Viamão).



 Cadu participou de atividades de contação de histórias, produção de desenhos e confecção de artesanato inspirado em sua obra. Abaixo, o relato do autor:



"Conversamos sobre trajetórias, livros, sonhos e literatura. Em uma experiência inédita, contei histórias ao lado de uma fogueira preparada pelos alunos. Ainda deu tempo de fazer desenhos para todo mundo, e tive o prazer de criar coletivamente alguns desenhos com Tiago, membro da aldeia. Tekoá Pindó Mirim, por sinal, é casa de vários artistas: artesãos, desenhistas e pintores de muito talento!

Voltei com vários presentes maravilhosos que vou guardar com todo carinho: um filtro dos sonhos, um colar com filtro dos sonhos, dois chapéus feitos de cipó (um com direito à pena de pato pra enfeitar), vários desenhos e o livro "Os Guarani-mbyá", um registro de fotos fantásticas do cacique, professor e fotógrafo Vherá Poty em parceria com o fotógrafo Danilo Christidis. (...) Foi um dia de troca, aprendizado e crescimento. Volto para casa encantado e inspirado pela cultura e pelos talentos dos Guarani-mbyá que conheci".