19.11.15

Autor Presente visitará 21 escolas em novembro

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), retomou o projeto Autor Presente com o escritor e ilustrador Cadu Pessoa de Brum, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nhamandu Nhemopu'ã na Tekoá Pindó Mirim, localizada na aldeia Guarani-Mbyá, em Itapuã (Viamão). Até o final de novembro, 21 escolas da rede estadual receberão o projeto, que tem por objetivo promover a leitura e a literatura gaúcha a partir de encontros entre escritores e seu público.

A experiência do Autor Presente, criado há 43 anos, é tão gratificante para o aluno quanto para o escritor, como explica Cadu: “É uma experiência inédita. Contei histórias ao lado de uma fogueira, desenhei para todos e tive o prazer de criar coletivamente outros desenhos com um membro da aldeia. Aliás, Tekoá Pindó Mirim é casa de vários artistas: artesãos, desenhistas e pintores de muito talento. Foi um dia de troca, aprendizado e crescimento. Volto para casa encantado e inspirado pela cultura e pelos talentos dos Guarani-Mbyá que conheci".

O projeto Autor Presente prevê a leitura prévia da obra do(a) escritor(a) convidado(a) e são desenvolvidas atividades que estimulam a fruição, a criatividade, o aumento do repertório de leituras e a promoção da cidadania.

Fonte: Asscom Sedac