16.10.14

Rubem Penz no Momento IEL



Rubem Penz lê sua resenha do livro O clube dos anjos, de Luís Fernando Verissimo, publicada na quinta edição da revista VOX, do IEL, no quadro Momento IEL do programa Tons & Letras (Rádio FM Cultura 107.7). Áudio veiculado em 13/09/2014.

O Programa Tons & Letras vai ao ar todos os sábados às 11h.


"Em seu Clube dos Anjos, encontramos os ingredientes que posicionam o autor entre os melhores da literatura brasileira: fluência, estilo, sagacidade, bagagem intelectual e, acima de tudo, humor. Não aquele para gargalhar (mesmo que tenha me feito passar por isso durante a releitura dentro do ônibus): a graça está em roubar nossas certezas. Rimos de nervosos, às vezes apenas com os olhos. Também por reconhecer em suas cenas a inventividade do gracejo no tempo certo e preciso: ao ponto!

Já nas primeiras frases, recordei das palavras que abrem o ensaio teórico da professora Maria da Glória Bordini no livro O gigolô das palavras (L&PM): “Luis Fernando Verissimo é um sujeito traiçoeiro”. Nem o mais conceituado estudioso poderia ser mais preciso e sintético em uma definição. Assim, com a habilidade de um grande chef, ele manipula conceitos de tal forma a contaminar com sabores indistintos autor, narrador e protagonista, tudo para que o leitor não dissocie um do outro quando provar da narrativa. Também orna o prato que serve de modo a parecer apenas – e aqui apenas não é um diminutivo – uma rápida novela policial."