22.10.14

LANÇAMENTO DA SÉTIMA EDIÇÃO DA VOX


O Instituto Estadual do Livro (IEL), em parceria com a Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag), lança no próximo dia 28/10, terça-feira, o sétimo número da revista cultural VOX, que nesta edição trata do tema “Fronteiras”. O evento ocorrerá às 17h, no espaço Armazém Literário/Corag, Rua Caldas Junior, 261, Centro.



A questão proposta na presente edição é: sob o ponto de vista da convivência e da cultura, a fronteira separa ou une duas nações? Entre os convidados para debater o assunto, estão Aldyr Garcia Schlee, Luís Augusto Fischer, Juremir Machado da Silva, Fabián Severo, Carlos Garcia Rizon e Carmen Maria Serralta.



Fabián Severo, escritor e poeta uruguaio, dá uma ideia de como a questão se resolve no ato da criação: “Ali as palavras não precisam de vistos nem respeitam aduanas, falamos portunhol, essa língua que é uma ponte entre o espanhol e o português e que durante muitos anos alguns quiseram transformar num dialeto indigno falado pelos pobres. Mas o portunhol é uma língua rebelde que não respeita geografias nem autoridades.”

Aldyr Garcia Schlee, um escritor também íntimo da fronteira, entende a região como um espaço mítico, um território ficcional situado “no plano de intersecção de duas nacionalidades e de entrelaçamento de duas línguas”. Na visão de Schlee, que adotou a região como cenário de todos os seus livros, “a fronteira é menos o signo de um território circunscrito e fechado sobre si mesmo do que um espaço aberto e móvel onde cada um se projeta no outro.”


Em seu livro A fronteira onde Borges encontra o Brasil, a professora Carmen Maria Serralta define a região de uma forma que talvez seja a mais próxima do real: “[...] o lugar poderia se referir a uma região polissêmica mais de ampliação do que de limitação de espaços, o que nos remeteria ao conceito de limes: um caminho entre dois territórios sem pertencer um ao outro, mas aos dois e definido por uma prática e não por uma lei. Não estamos longe do que nosso ficcionista-viajante, Jorge Luis Borges, ao lembrar aquela viagem de 1934, contou: ‘Naqueles dias a fronteira entre o Uruguai e o Brasil, perto do campo de Amorim, existia, salvo por alguns acidente naturais, apenas nos mapas.’”


Na ocasião do lançamento, será inaugurado, pela Corag, o Armazém Literário, espaço dedicado a eventos culturais. 


A VOX 7 estará disponível a partir da semana que vem na sede do IEL (André Puente, 318) e em pontos de cultura do estado, em versão impressa, e no blog do IEL, em versão eletrônica.