7.10.14

IEL participa da Feira do Livro de Frankfurt

O Instituto Estadual do Livro (IEL) estará presente na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, que ocorre entre os dias 8 e 12 de outubro de 2014. O escritor Christian David será o representante do IEL, Associação Gaúcha de Escritores (AGES) e Associação Lígia Averbuck na feira. Também são presenças confirmadas o Clube dos Editores do RS e cinco editoras gaúchas – Arquipélago, Belas Letras, Dublinense, Edipucrs e Libretos.  A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura, viabilizada com apoio da Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento e de todas as instituições envolvidas. 

A Feira do Livro de Frankfurt recebe cerca de 300 mil visitantes todo ano e reúne importantes formadores de opinião no plano mundial, entre eles jornalistas, editores, agentes literários, roteiristas e autoridades políticas.

“A participação do Rio Grande do Sul na Feira do Livro de Frankfurt é importante não apenas por divulgar nossos livros, editoras e autores, abrindo perspectivas de negócios e parcerias culturais, mas também por se tratar de um esforço conjunto de vários agentes. Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento e da Secretaria da Cultura, por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL) e Associação Lígia Averbuck (a associação de amigos do instituto), pela primeira vez nosso estado tem um estande próprio neste que é o maior e mais importante evento editorial do mundo”, afirma Laís Chaffe, diretora do IEL.

Os editores e parceiros do IEL terão um espaço no estande, com prateleiras para exibição de seus livros; além disso, levarão catálogos com obras selecionadas para apresentação a editoras e tradutores de outros países. Paralelamente, o IEL e a AGES estão disponibilizando um catálogo virtual com autores gaúchos. A chamada pública para participação dos interessados segue aberta e está no ar em: http://rsescritores.blogspot.com.br

Nas prateleiras do IEL, estarão presentes a versão impressa de "Campo fora/Campo afuera", além dos romances "O amante alemão", de Lélia Almeida, "Rosas do Brasil", de Sérgio Schaefer, e "O último retrato", Denny Bonorino; dos livros de poesia "Oliveira Silveira: obra reunida" e "Do Sul à China" (coletânea de vários poetas, organizada pela diretora do IEL, Laís Chaffe); do livro de quadrinhos "Caos", de Carlos Ferreira; e da coletânea de cartuns "Pago pra ver", de Canini.  Além disso, estarão disponíveis para download em Frankfurt os e-books "Cadernos de otredad" (bilíngue espanhol/português),  do escritor cubano Virgílio Lopez Lemus; "Campo fora/Campo afuera" (também bilíngue), de Cyro Martins; e o audiolivro acessível em formato Daisy "Sabor que conta", todos liberados para serem reproduzidos via licença Creative Commons.

Laís Chaffe destaca ainda o papel das instituições na Feira de Frankfurt. Ela ressalta que cada parceiro é fundamental no sentido de cumprir os objetivos traçados no Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL). Entre esses objetivos, estão ações de apoio às micro e pequenas empresas ligadas à cadeia produtiva do livro e de incentivo à participação de autores em feiras nacionais e internacionais.

Fonte: Asscom Sedac