1.8.14

O amante alemão - Depoimentos



A seguir, alguns comentários recebidos sobre o romance O amante alemão  (IEL/Corag, 2013), de Lélia Almeida. A obra, vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura 2013, terá sua segunda edição lançada em breve pelo Instituto Estadual do Livro em parceria com a ediPUCRS.



* Antonio Skármeta - Escritor chileno, autor de O carteiro e o poeta:


Ayer leí finalmente "El amante alemán" con gran placer. Aprendí menos de los alemanes que de las maravillosas brasileñas del libro, de sus intuiciones, pasiones, amistades, madurez. Me gusta esa frase de que, aprendiendo a amar, el hombre mayor se iba haciendo joven. Y muy inteligente todo lo que concierne a la relación madre-hijo.


¡Cómo me hubiera gustado que como chileno polar hubiera tenido una amante brasileña que me enseñara todo lo que aun no aprendo a mis 70!


*Maria Cristina Petrucci Sole - Psicanalista:

Lélia Almeida, li O amante alemão. Fiquei em muitas páginas comovida. Sem dúvida não é uma literatura de mulherzinha, mas uma das poucas obras escritas por uma mulher sobre os sentimentos femininos, sobre a modo de amar feminino e sobre a dor feminina. Sou bastante atenta à consistência psíquica das personagens de um romance e no teu isso está perfeito, tanto que muitas vezes me lembrou Marguerite Duras (talvez por isso tenha várias vezes feito a analogia com o amante chinês). A trama que denuncia a submissão dos colonos também pode ser comparada à submissão das mulheres e faz um cenário perfeito sem tomar o primeiro plano do caso de amor. Fiquei me sentindo sozinha quando as páginas acabaram. Parabéns.