17.6.14

Lançada a segunda edição do Prosa na Estrada




Na tarde dessa segunda-feira (16) foi lançada a segunda edição do projeto Prosa na Estrada, organizado pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) em parceria com a Associação Gaúcha de Escritores (AGES) e o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). Com a presença do governador Tarso Genro e do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, o evento ocorreu em frente ao Palácio Piratini.


O objetivo do projeto Prosa na Estrada é disponibilizar a leitura nos ônibus intermunicipais do estado. Neste ano, foram publicadas 100 mil cópias de crônicas e contos  de 21 escritores selecionados por edital, que serão  distribuídas por meio da diretoria  de Transportes Rodoviários do Daer em todos os ônibus que saírem da Estação Rodoviária de Porto Alegre.


O governador Tarso Genro cumprimentou os escritores e poetas selecionados nesta edição e os homenageou com a leitura de um trecho do conto de Ana Luiza Lovato.

Este projeto que marca mais uma das ações do Governo do Estado com o objetivo de fomento ao livro e incentivo à leitura. Assis Brasil destacou o sucesso da primeira edição: “Estamos realizando a segunda, porque a primeira foi um grande sucesso. O modelo é baseado no “Poema nos ônibus”, lançado pelo governador Tarso Genro quando era prefeito de Porto Alegre. A nossa intenção é fazer com que a literatura chegue mais perto das pessoas, oferecendo uma opção para o tempo da viagem”, completou.

O vice-presidente da Associação Gaúcha de Escritores (Ages), Rubem Penz, destacou a importância do projeto para divulgar a produção literária do Rio Grande do Sul: “Esta mostra vai despertar a curiosidade dos leitores sobre a obra desses escritores”, afirmou.

Fonte: Maria Emília Portella
Fotos: Jonas Ferrigolo Melo / IEL