2.5.14

Maratona Autor Presente - Depoimentos

Estes são alguns dos relatos de escritores participantes da Maratona Autor Presente, realizada pelo IEL em 23/04, Dia Mundial do Livro:


LILIAN ZIEGER
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA CHOCOLATÃO - PORTO ALEGRE

                

"Fiz uma atividade de motivação à leitura na Biblioteca da Vila Chocolatão. A emoção foi imensa: aquelas carinhas me olhando, cheias de curiosidade e encanto, tocaram meu coração. O espaço todo organizado, com cartazes sobre a obra lida e acerca de minha trajetória como escritora, me emocionaram demais. Chequei às lágrimas. Havia crianças, jovens e adultos desejosos por aprender. Trocamos ideias, criamos situações de imaginação e fantasia. Eles cantaram e nós até dançamos. Agradeço muito à Biblioteca do Cirandar por essa oportunidade maravilhosa e ao IEL pela iniciativa de grande importância na divulgação e comemoração do Dia Mundial do Livro. Parabéns a essa equipe, que é organizada, motivada e dedicada ao que faz!

Fiz um poema para esse dia:


Encanto escondido no livro


A folha se abre, 
Uma borboleta voa ao meu redor,
Palavras dançam em movimentos,
Fazendo belas piruetas. 

São os sonhos escondidos,
Na história do escritor.

O livro se encanta,
Com a dança e os sonhos,
Com o perfume das ideias,
Que povoam corações.

São imagens escritas,
Pintadas com palavras "


RUBEM PENZ
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ MAURÍCIO - GRAVATAÍ

"Celebrar o Dia Mundial do Livro fazendo parte da Maratona Autor Presente foi um privilégio, uma honra e um prazer. Privilégio de ser um entre vinte e sete escritores convocados para este verdadeiro mutirão cultural em torno do livro e da leitura. Honra por ter contribuído de alguma forma para o sucesso desta empreitada, tanto como pessoa física quanto associativamente – na medida em que a Associação Gaúcha de Escritores se fez presente na qualidade de parceiro. Por fim, foi um imenso prazer encontrar uma meninada muito atenta e receptiva na Escola Estadual de Ensino Médio José Maurício, em Gravataí, público que abona os esforços e os investimentos da Sedac e do IEL em ampliar a penetração da literatura em todas as comunidades do RS. Inesquecível Dia Mundial do Livro de 2014!"



SIDNEI SCHNEIDER
EEEF. SENADOR PASQUALINI - FASE - PORTO ALEGRE



"O encontro na FASE-Escola Senador Pasqualini foi muito legal, com a moçada bem solta e participativa. Os professores haviam proposto a escrita de poemas a partir dos meus, e as criativas releituras apresentadas mostravam ótima interpretação textual. Além do bate-papo que reuniu duas turmas do final do ensino fundamental, mais os únicos dois alunos do ensino médio, passei em todas as turmas do período da manhã, que, aliás, estavam trabalhando com os meus textos, alguns deles escritos no quadro-verde. Os alunos queriam conhecer "o escritor", e eu disse algumas palavras e o poema 'Porta' em cada uma das salas."



ÁLVARO SANTI
EMEF SALGADO FILHO - NOVO HAMBURGO

"Foi bem legal conversar com as turnas dos últimos anos do Ensino Fundamental, na Escola Salgado Filho, no Bairro Canudos de Novo Hamburgo. Procurei dar uma ideia da dimensão lúdica da poesia, daquilo que ela tem em comum com o jogo e sobre como podemos brincar com a linguagem, criando as próprias regras para escrever um poema com rimas, ritmos, etc. Espero ter contribuído para que, da próxima vez que forem ler um poema, esses estudantes encarem a tarefa de forma mais divertida."



ANGELICA RIZZI 
EEEM ORIETA - VIAMÃO 

                  

"No dia mundial do livro: contação de histórias e bate-papo sobre meu livro infantil Manoelito o palhaço tristonho e o ofício de escritor aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Orieta de Viamão - evento que se tornou possível através do Projeto Autor Presente do Instituto Estadual do Livro. Agradeço a todos os professores e a direção da Escola além do Instituto Estadual Do Livro pela bela iniciativa que proporciona a escritores e leitores a oportunidade de trocarem versos e conhecimento no universo literário!"




VALESCA DE ASSIS
EEEF VISCONDE DE PELOTAS  - PORTO ALEGRE 

"Maratona delícia foi a do Autor Presente no Dia Internacional do Livro, 23/04! Estive na Escola Visconde de Pelotas, onde trabalhei como professora de História, ainda no século passado... Eram mais de 50 crianças, que esperavam ansiosas por aquele dia diferente. Vimos o curta de animação de “Um dia de gato” – e as crianças pediram bis! Depois, conversamos sobre o livro, sobre Tato e Bolão e passamos a fazer colagens, em grandes folhas de papel pardo, com presentes e flores e doces que o Tato e o Bolão queriam dar para a Mamãe. Os painéis vão ser expostos na Festa das Mães. Foi bonito e a escola é um grande exemplo de inclusão. O Taro e o Bolão gostaram de ver aquelas meninas e meninos bem diferentes e um do outro, e tão amigos! Todos adoramos!"



JOSÉ WEIS
BIBLIOTECA ROMANO REIF - PORTO ALEGRE

"Participar do projeto Autor Presente é de fato um regalo para quem escreve; é o contato direto com quem gosta de ler, é uma troca de ideias e informações sobre a literatura e o ato de ler. Sempre ao vivo, muito bom. Agradeço a oportunidade."