6.5.14

Maratona Autor Presente - Depoimentos (2)

Estes são mais alguns relatos de escritores participantes da Maratona Autor Presente, realizada pelo IEL em 23/04, Dia Mundial do Livro:


SIMONE SAUERESSIG 
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ERICO VERISSIMO - BAIRRO SANTO AFONSO - NOVO HAMBURGO

"Dia 23 foi um dia especial. E não porque fosse o “Dia do Livro”. Sou meio ruim em datas e para quem é doida por livros, como eu, todos os dias são “dia do livro”. Mas nem sempre eu posso falar dessa paixão com tanta liberdade e tempo e foi isso o que tornou esse momento especial.

Saber que existem pessoas que acreditam tanto na força do livro, também fez deste dia 23 um dia diferente. Em meio a tanta violência, tanta incompreensão, tanto desamor, tanta coisa virtual e descartável, fútil e descartável, volátil e descartável, saber que existem pessoas que fazem questão de ter um espaço para algo que vai na contramão dessa realidade, como é o livro, me dá sempre uma sensação de amparo e conforto. A gente pensa que vai dar certo; que vai dar para fazer. Vai dar para construir uma sociedade mais justa, uma realidade mais humana.

O espaço da Biblioteca Comunitária Érico Veríssimo, bairro Santo Afonso em Novo Hamburgo, uma das tantas tentativas de tornar nosso cotidiano menos assustador, e a que chamamos de “Território da Paz”, é enxuto, mas real e realizado. São dois salões, um para os encontros das pessoas, outro com as estantes cheias de livros. A maior parte deles são usados, livros que vieram de outros lugares e, sobretudo, de outros tempos. Foi rigorosamente limpo e arrumado, como a casa de uma pessoa que se prepara para receber visitas muito queridas. E as visitas muito queridas fomos nós: escritora e leitores. No fundo, todos leitores, na verdade, que o escritor é só uma versão um pouco diferente do leitor comum. Estiveram presentes o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Mossman, a presidente da Academia Literária do Vale do Sinos, Renate Gigel, pessoas ligadas à Semec, à cultura, à mídia, e à leitura. Estavam professores e alunos de duas escolas da região, A EMEF Harry Roth e a EMEF Caldas Júnior. Conversamos sobre livros. Sobre como se faz um livro. Como se produz um livro. Porque se escreve. Quem somos nós, escritores, leitores, sujeitos do mundo - e as horas passaram voando e a gente nem percebeu. Bom, eu não percebi. E tenho certeza de que muitas crianças também. Foi muito legal. Foi como reencontrar velhos amigos, só que eram todos novos.

E quando saí para o dia ensolarado, ficou a confiança de sempre: a de que toda biblioteca é um território de paz. Um valente e desafiador território de paz. A História prova que o livro resiste ao tempo e aos desafios do cotidiano. O conhecimento resiste. A sabedoria resiste. O sonho resiste. Talvez essa seja uma confiança meio fantasiosa, mas o que mais se pode pedir para uma pessoa que vive imaginando histórias?"



MARCELO SPALDING
BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO – SALÃO MOURISCO - PORTO ALEGRE 

"Falar de livros e literatura diante do público é sempre uma grande alegria, a renovação de nosso espírito escritor, mas fazer isso no Dia do Livro e ainda num local sagrado como a Biblioteca Pública do Estado foi realmente uma experiência única. Fiquei muito feliz de ter sido parte deste momento, e espero que tenhamos plantado uma semente e que ela germine a cada ano, consolidando a Maratona."


RICARDO SILVESTRIN
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ILÊ ARÁ (MORRO DA CRUZ) - PORTO ALEGRE 

"Subi até o alto do Morro da Cruz, de onde vi Porto Alegre quase por inteiro. Só não se consegue ver parte da zona sul, que fica para o lado de trás do morro. No topo de tudo, uma biblioteca. As crianças, uma professora e a bibliotecária. Falei poemas, lemos juntos meu livro Pequenas observações sobre a vida em outros planetas. Liam em trios, em duplas, em voz solo. Pedi para um grupo reler, parando nas pausas. E tentei fazê-los memorizar o Planeta Perdido. Foi legal. Foi divertido. No final, desci o Morro da Cruz. O carro do professor que me levou foi cruzando com os cães que saiam lentamente do caminho."