12.4.14

IEL 60 anos: Nove do sul

Em 1962, o Instituto Estadual do Livro publicou a primeira edição de “Nove do sul”. Nove escritores lançaram ao mundo suas primícias, aguardando, como tantos aguardam, que o tempo lhes garantisse a posteridade. Cinquenta e dois (52) anos depois podemos afirmar que os autores e seus textos transcenderam o tempo.



Abaixo a reprodução do texto de apresentação da primeira edição, de 1962.

Vinte anos de silêncio separam os novos da velha geração. Nesses vinte anos a paisagem mudou e as condições se alteraram. O Rio Grande do Sul deixou de ser a ilha verde de vida tranquila para se tornar campo de batalha. A velha geração ficou onde estava, tida, mantida e publicada. A nova geração encontrou silêncio, descaso e editoras fechadas. Vinte anos durou a fase onde ir para o Rio, era descobrir a América e, pelo menos, tentar uma nova vida.

O imprevisto dos últimos acontecimentos políticos acordou o Rio Grande do Sul e despertou a antiga agressividade que empurrava os gaúchos para a frente. Desses acontecimentos surgiu a nova geração, mais brasileira que todas as anteriores, com olhos mais abertos e com uma noção mais universal dos problemas do homem. Essa é a geração que apresentamos agora para nossos leitores.

São nove escritores, de idade e estilos diversos, todos eles, no entanto, com um denominador comum: a vontade de realizar algo duradouro e descobrir novos caminhos dentro do conto brasileiro. Todos os erros e todos os enganos, são desculpados pelos vinte anos de silêncio. E mais do que realizações, esses contos devem ser encarados como um despertar. E por compreender assim, é que reunimos os nove e lançamos este livro.