7.3.14

Autor Presente: Rafael Bán Jacobsen em Canoas

Foto: SMC/Canoas

No dia 26/02, o projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, levou o escritor Rafael Bán Jacobsen até o Ponto de Cultura Angola dos Palmares, no território da Paz em Canoas. O Ponto Angola dos Palmares é referência na comunidade do bairro Guajuviras, desenvolvendo atividades artísticas e culturais, com ênfase na capoeira. Com a instalação de uma biblioteca aberta a todos os associados, o Ponto vem buscando estimular a leitura, incentivando a aproximação de jovens e adultos com a literatura. 

Frente a uma grande diversidade de público, entre alunos de capoeira (das mais variadas idades) e também adultos (mestres, contramestres e pais de alunos), o autor convidado falou, inicialmente, sobre como se deu a descoberta de seu amor pelos livros e sobre o sonho de ser escritor. Na sequência, tratando de sua própria obra, discorreu didaticamente sobre os gêneros literários, enfocando as diferenças entre prosa e poesia. A conversa se encerrou com o incentivo do escritor para que todos da comunidade valorizassem e buscassem a biblioteca que está sendo montada no Ponto de Cultura. “Com a leitura, podemos viver mil vidas no tempo de nossa única vida”, afirmou Rafael. “A literatura pode não nos tornar necessariamente pessoas melhores, mas certamente nos torna pessoas mais ricas do ponto de vista intelectual e espiritual.” Durante toda a fala, eram notáveis a disciplina e o interesse dos alunos. 

Para fechar a noite, formou-se uma grande roda de capoeira ao som de instrumentos e cânticos tradicionais. 


Rafael Bán Jacobsen é físico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e escritor, autor dos livros “Solenar” e “Uma leve simetria”. É o mais jovem membro da Academia Rio-Grandense de Letras. 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Canoas