20.2.14

Cardápio literário na Feira do Livro da FURG
Letícia Schwartz fala de sua participação no evento

         Nada melhor nesse calorão que correr para a beira do mar. E se tiver um bom livro por companhia, tanto melhor. O que dizer, então, de uma feira do livro inteirinha, logo ali, na praça, bem perto da praia?
        Pois é. Tive a sorte e a alegria de passar dois dias na Feira do Livro da FURG, na praia do Cassino, em Rio Grande, onde participei de duas atividades promovidas pelo IEL: o Cardápio Literário e um bate-papo sobre o livro Sabor que Conta. Para deixar tudo ainda mais divertido, a oportunidade era perfeita para colocar em prática os dois lados da minha moeda. Explico: como muitos daqueles que decidem viver da cultura, acumulo profissões. Além de atriz de teatro, sou audiodescritora e trabalho com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
       O Cardápio Literário agitou a praça de alimentação. Para quem ainda não conhece o projeto, aí estão as regras do jogo: a garçonete, devidamente uniformizada, aproxima-se de cada uma das mesas oferecendo os pratos desse menu especial. O cliente escolhe o texto de sua preferência, que é servido na hora. Tem gente que fica em uma taça de vinho, tem gente que monta uma refeição completa, com entrada, prato principal, bebida e sobremesa, uma delícia. 
       A experiência de apresentar o texto assim, para um espectador de cada vez, é única. Sim, única. Um mesmo poema ganha novas interpretações a cada vez que é dito. O olhar de cada espectador, a expressão do seu rosto, o ritmo da respiração, nem sei. O que sei é que a cada interação as palavras ganham novo sentido, de uma maneira muito simples, muito sutil e muito, muito surpreendente.
       Ainda na Feira do Livro da FURG tive a oportunidade de participar dos Encontros Literários, apresentando a publicação "Sabor que Conta", lançada pelo IEL em versão acessível para pessoas com deficiência visual. O livro, em formato Daisy, possibilita que pessoas cegas ou com baixa visão naveguem pelos textos da mesma maneira que qualquer leitor. Nos Encontros Literários pudemos conversar com o público presente sobre esse formato de livro eletrônico. Foi muito bom trocar figurinhas com a Nirlei Rodrigues, professora de alunos com deficiência visual, com a Luise, universitária cega, com a patrona Dalva Leal Martins.
        Ao Carlos Roberto Perez, incansável na organização da Feira, agradeço a acolhida tão carinhosa. E à Laís Chaffe, meu muito, muito obrigada pelo convite para representar o IEL nessas atividades. Afinal, não é todo dia que a Letícia-atriz e a Letícia-audiodescritora conseguem se encontrar!

Letícia Schwartz

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação