24.4.13

Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura: aberta consulta pública


Com a presença do vice-governador Beto Grill, do secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto, e do secretário Assis Brasil, a Secretaria de Estado da Cultura lançou a consulta pública do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), em evento que lotou o salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, na manhã de terça-feira (23), Dia Mundial do Livro.

O secretário Assis Brasil convidou a comunidade a participar da construção do texto final do PELLL. “Sabemos como um texto construído a tantas mãos será sempre objeto de avaliações díspares, mas temos de ter a coragem de dar esse passo inicial. Todos devem dar sugestões, de tal maneira que este plano venha a representar o que quer a comunidade para o setor do livro e da leitura no Rio Grande do Sul. A consulta pública é o melhor foro para o debate”.

O secretário Adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, apresentou um diagnóstico resumido e os princípios norteadores do PELLL, especialmente a transversalidade com a educação. “Nós precisamos colocar o livro em um lugar de destaque no imaginário coletivo, precisamos ter escolas que formem leitores culturais, não apenas funcionais”. Assumção também anunciou o edital 2013 para a modernização de 46 bibliotecas públicas municipais. “Precisamos ter cada vez mais bibliotecas, mas bibliotecas que sejam centros culturais, que tenham um sentido cultural para o livro e que sejam relevantes na cidade, como um elementos de dinamização do acesso a materiais de leitura”, concluiu.

O PELLL foi coordenado pelo Instituto Estadual do Livro juntamente com o colegiado da área.


Fonte: Asscom Sedac