4.4.13

Lançamento do Movimento Literatura Digital


Às vésperas da Semana do Livro, um grupo de escritores gaúchos lança oficialmente o Movimento Literatura Digital (www.literaturadigital.com.br)


O lançamento ocorre no Instituto Estadual do Livro, dia 17 de abril, às 19 horas. A Literatura Digital é um tipo de literatura feita especialmente para mídias digitais, impossível de ser reproduzida em papel por utilizar ferramentas próprias das novas tecnologias, como animações, multimídia e hipertexto. Segundo Marcelo Spalding, escritor e idealizador do Movimento, “é importante que autores e leitores percebam as mídias digitais como novos espaços para a produção literária, considerando as características próprias desse meio”.

Spalding estará na mesa com outra escritora que participa do Movimento, Ana Mello, para um bate-papo sobre o projeto e suas implicações pedagógicas, editoriais e artísticas. Os dois autores já possuem projetos de literatura digital, que podem ser conferidos no site www.literaturadigital.com.br. Spalding é autor de Minicontos coloridos e Hiperconto: um estudo em vermelho, e Ana, de O jogo do gato poeta.

Os projetos misturam narrativas, versos e personagens aos recursos digitais como interação e opções de construção de histórias. Iniciativas de outros autores também estão disponíveis no site.


Ideais e princípios do Movimento

O manifesto do Movimento, disponível no site www.literaturadigital.com.br, defende que o avanço tecnológico não representa ameaça à literatura. Por isso, a necessidade de autores e leitores serem apresentados à Literatura Digital como um novo espaço para a produção literária, considerando as características próprias do meio e a importância do papel social da literatura, seja ela impressa ou digital.

Segundo o Movimento, a literatura digital distingue-se dos e-books porque estes seriam apenas literatura digitalizada: arquivos em formato EPUB, PDF, etc. que imitam o livro impresso, feitos para serem lidos em tablets e leitores digitais que reproduzem a lógica do impresso em outro meio. Já a literatura digital propõe a construção de obras literárias para além do livro, criando, assim, uma nova experiência de leitura.

Essas e outras questões serão discutidas no evento do dia 17 de abril, a partir das 19h.

A entrada é gratuita e exige confirmação de presença via telefone ou e-mail (ver abaixo).


O que/Quem: Apresentação do Movimento Literatura Digital, com palestra e bate-papo com os escritores Marcelo Spalding e Ana Mello.

Quando: 17 de abril, a partir das 19h.

Onde: Instituto Estadual do Livro-IEL, Rua André Puente, 318, bairro Independência, Porto Alegre/RS – (51) 3314.6450, 3314.6451, iel@sedac.rs.gov.br.

Confirmação de presença: (51) 3314.6451 ou iel@sedac.rs.gov.br


Sobre os participantes:

Marcelo Spalding, idealizador do Movimento, é formado em Jornalismo e Letras, mestre e doutor em Literatura pela UFRGS. No Doutorado, defendeu a primeira tese sobre literatura para iPad do Brasil. Atua como jornalista, escritor e professor universitário de língua portuguesa e criação literária. 

Ana Mello é escritora e especialista em Informática na Educação. Ministra oficinas de crônicas, minicontos, estratégias digitais e poesia. Publica em diversos sites na internet e é colunista semanal do site www.sortimentos.com e do jornal Diário de Cachoeirinha. 


Fonte: Vitor Diel / Assessoria de Imprensa - Literatura Digital