29.1.13

Autor Presente no Albergue Municipal de Canoas

Recebemos o seguinte depoimento do escritor Marcelo Spalding sobre sua participação no Projeto Autor Presente em Canoas:


Foto: Andrea Falkenberg

"Hoje tive uma nova experiência como palestrante: fui falar em um albergue municipal. Estava lá um escritor para falar a adultos sobre leitura, sendo que na maioria eram moradores de rua, pessoas em situação de risco. Foi no Albergue Municipal de Canoas, por meio do Projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, em parceria com o município de Canoas.


Num primeiro momento, chegando ao local e vendo a realidade daquelas pessoas, fiz a mim mesmo a inevitável pergunta: mas... eles leem? E não é que foi só virar para o lado e ver um senhor com livro na mão enquanto aguardava a fala. E outros tantos atentos, suportando o calor e curiosos pelo que seria dito. Falei sobre escolhas, sobre a leitura como um direito, o poder das palavras. Mas o que importa mais é o que ouvi, vi e aprendi. 

Por diversas vezes, os participantes fizeram questão de erguer a mão e fazer intervenções, todas pertinentes, todas lúcidas. Falaram do seu tempo de escola, da palmatória, da vergonha. Lembraram que querer não é poder. Comentaram de livros que leram. E, se tivéssemos planejado, escreveriam.

Foi, sem dúvida, uma bela ideia do IEL e da prefeitura. Por vezes, estamos tão acostumados com eventos para crianças e jovens que esquecemos de uma enorme massa de trabalhadores cuja rotina não inclui a leitura. Pessoas que, por um motivo ou outro, têm esse direito negado."