10.10.12

"Oliveira Silveira: obra reunida"
Pré-lançamento, no IEL

Naiara Silveira, Ronald Augusto, Assis Brasil, Vera Oliveira e Laís Chaffe.

Na noite dessa terça-feira (09), na sede do Instituto Estadual do Livro (IEL), foi apresentada a Obra Reunida do poeta, jornalista e ativista do movimento negro,  Oliveira Silveira. Com organização de Ronald Augusto o livro é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (Corag) e executada pelo IEL.

Arte da capa: Vinicius Vieira
O secretário Assis Brasil agradeceu e destacou a parceria com a Corag que se repete em todo o plano editorial do IEL. “O governador Tarso Genro sempre ressaltou a transversalidade e de fato isto está acontecendo, trabalhamos juntos. Por isto quem lança esta obra é o Governo do Estado”.  Em seguida elogiou o trabalho realizado por Ronald Augusto na organização do livro e falou sobre a importância de Oliveira Silveira. “Em seu olhar brilhava uma luz branda, mas sua poesia era turbulência pura. Entendemos a cultura como ensejadora de inclusão social, e o governo cumpre seu dever perante a comunidade ao editar esta obra que significa a suma autoral de um poeta que merece ser lido e recuperado”, finalizou.
A diretora-presidente da Corag, Vera Oliveira, leu um dos poemas do autor e elogiou também o trabalho de Ronald Augusto. “A Corag se sente imensamente honrada em ter participado da edição desta obra. Faz parte da nossa meta, da nossa finalidade, ter este olhar, esta participação e esta colaboração neste caminho que é do livro, da literatura e da cultura”, disse.
A diretora do Instituto Estadual do Livro, Laís Chaffe, também leu um dos poemas de Oliveira Silveira e comentou o plano de edições do IEL. “Nada disso acontece de forma isolada, tudo faz parte de uma política cultural. Dentro dessa política se insere esta obra. Existe um esforço grande, muito trabalho, mas acima de tudo, todos os envolvidos neste projeto  são muito apaixonados, por isso as coisas estão acontecendo. Como diz um dos poemas de Oliveira  todos renascemos, ao lançar esta obra estamos renascendo um pouco”.
O organizador da Obra Reunida, Ronald Augusto, agradeceu a confiança e disponibilidade da filha do escritor em ceder o acervo para que o trabalho fosse realizado da forma mais ampla possível e a inclusão de alguns poemas inéditos. “É um primeiro passo, muito importante para tornar Oliveira reconhecido em outros universos, tem muita coisa para  a gente estudar e debater. A obra de Oliveira é uma obra em movimento, está viva ainda”, completou.
Naiara Oliveira, filha do escritor, agradeceu bastante emocionada e ressaltou a confiança no trabalho desenvolvido por Ronald Augusto sobre o legado de seu pai.
Oliveira Silveira: obra reunida terá sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre no dia 31 de outubro e lançamento oficial na Semana da Consciência Negra, em novembro.
O Plano de Edições do IEL prevê ainda para 2012 a edição da Obra Reunida de Vera Karam e mais 10 títulos da Coleção Originais.
Oliveira Silveira
Poeta brasileiro nascido na área rural de Rosário do Sul (1941-2009).Graduado em Letras – Português e Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi, além de professor, jornalista e ativista do Movimento Negro – um dos criadores do Grupo Palmares, de Porto Alegre. Foi Oliveira quem sugeriu a data de 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, implantado em 1978.
Ronald Augusto
Gaúcho de Rio Grande é crítico de poesia, editor, músico e letrista. É poeta experimental, inicialmente ligado à poesia marginal, notabilizado por seus estudos sobre literatura negra.
Texto: Asscom Sedac
Para mais informações sobre o livro, clique aqui.
Para adquirir o livro, clique aqui.