22.9.12

Prêmio São Paulo de Literatura 2012
4 escritores gaúchos estão entre os finalistas



Na próxima segunda-feira (24/9), às 20 horas, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, serão conhecidos os dois vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2012.

Depois de um longo processo de seleção dividido em duas etapas, e que envolveu curadores e jurados representantes da área acadêmica, da crítica literária, de escritores, livreiros e bibliotecários, será divulgado o veredicto final que aclamará os melhores romances inéditos publicados originalmente no Brasil no ano de 2011. Concorreram nessa edição 209 títulos cujas inscrições foram validadas pela Curadoria.

Como parte integrante de ações empreendidas pela Secretaria de Estado da Cultura em favor do livro e da leitura, o Prêmio São Paulo de Literatura tem entre seus principais objetivos o estímulo à produção literária de qualidade e a revelação de novos talentos.  

Além de troféus que materializam a conquista de Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, cada um dos escritores receberá 200 mil reais, o maior valor pago entre os concursos literários brasileiros.

Os escritores gaúchos Michel Laub e Paulo Scott concorrem pelo prêmio de Melhor Livro do Ano; e as escritoras gaúchas Ana Mariano e Eliane Brum concorrem pelo prêmio de Melhor Livro do Ano – Autor estreante.
Ana Mariano é presidente da Associação Lígia Averbuck (associação de amigos do IEL).

Veja a lista completa dos 20 finalistas: http://www.premiosaopaulodeliteratura.org.br/finalistas