11.9.12

Lançamento do Prêmio Moacyr Scliar 2012

Na noite de segunda-feira (10/09), foi lançado no Instituto Estadual do Livro o Prêmio Moacyr Scliar de Literatura - Conto - 2012 (ver fotos do evento abaixo; clique nas imagens para ampliá-las).


Até 3 de novembro, autores de livros de contos publicados entre 01 de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2011 podem concorrer ao Prêmio Moacyr Scliar de Literatura. Nesta segunda edição, a categoria contemplada é o conto. Clique aqui e confira o edital completo.

O autor da obra vencedora receberá R$ 150 mil. A editora receberá R$ 30 mil a título de compra de direitos para impressão de 5 mil exemplares da obra, que serão distribuídos na rede pública estadual de bibliotecas e Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul.

O prêmio Moacyr Scliar tem o patrocínio da Petrobras e do Banrisul, apoio da agência Matriz e Corag. A realização é do Governo do Estado, Secretaria da Cultura, por meio do Instituto Estadual do livro, e Associação Lígia Averbuck (Associação de Amigos do IEL).


No evento de lançamento, o Secretário Adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, destacou a importância do livro, da literatura de excelência, do leitor e do acesso ao livro como ação de cidadania. “Este prêmio se articula com várias outras ações que desenvolvemos no sentido de criar um ambiente cada vez mais propício à leitura, e faz com que tenhamos um estado cada vez mais produzindo literatura. Mas não seria completo se não tivesse a garantia do acesso, da cidadania. Com esta ação, procuramos aumentar a “bibliodiversiade” e contribuímos para que não tenhamos apenas um olhar editorial, mas um instrumento para ampliar os repertórios do ambiente de formação da prática da leitura”.

O gerente de Suporte Operacional da Petrobras, Waldir Raupp de Assis, falou sobre o papel social da empresa. “A Petrobras é uma empresa que procura cada vez mais participar da vida do brasileiro, é uma estatal que tem um resultado econômico importante e este lucro deve ser usado também para a cultura brasileira; é isto que fazemos ao apoiar este prêmio”.


Para a diretora do IEL, Laís Chaffe, “O mais importante deste prêmio é a forma como ele foi concebido, alternando as categorias poesia e conto, duas categorias pouco lembradas nos prêmios literários. O nosso papel é dar este apoio a gêneros que não têm tanta acolhida no mercado editorial”.



Na sua primeira edição, em 2011, o prêmio Moacyr Scliar de literatura contemplou a poesia e teve 152 livros inscritos. O vencedor foi Ferreira Gullar, com “Em Alguma parte Alguma” (Editora José Olympio).


Texto: Asscom Sedac

Fotos: Claudio Fachel